Cancros do sangue: Campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce

20 de Setembro 2021

“Os cancros do Sangue são doenças que, normalmente, evoluem sem avisar. Informe-se”, lê-se nos cartazes de uma campanha que informa sobre tumores hematológicos e alerta para a importância do diagnóstico precoce.

A campanha #setembrorubro, da ADL (Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma), APCL (Associação Portuguesa Contra a Leucemia), APLL (Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas) e SPH (Sociedade Portuguesa de Hematologia), lançada em parceria com a Janssen, vem “quebrar o silêncio” em que estas doenças estão envoltas, através de uma “campanha 360º em meios tradicionais e digitais”. 

Neste mês dos Cancros do Sangue, pode encontrar outdoors e mupis nas ruas, spots publicitários em rádio e ações nas redes sociais. Além disso, no final de setembro, poderá ver alguns monumentos emblemáticos iluminados a vermelho. Vários municípios confirmaram já a sua participação.

“Queremos criar um marco no calendário. Para que haja espaço a mais informação e conhecimento. É tempo de explicar o que são cancros do sangue, esclarecer dúvidas e lembrar que os sintomas são pouco específicos, podendo até ser silenciosos, pelo que é importante estar atento e olhar para o diagnóstico atempado enquanto factor que faz toda a diferença. Enquanto profissionais de saúde estamos empenhados na prestação dos melhores cuidados de saúde, que serão tanto mais eficazes quanto menos avançado for o estadio do doente. E para esta melhoria podem contribuir todos”, disse José Carda, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Hematologia, citado no comunicado.

“Acreditamos que é tempo de dar visibilidade a estas doenças, de prestar maior apoio a doentes e familiares, de reconhecer os profissionais de saúde que a elas se dedicam, mas também de lembrar clínicos e investigadores que colaboram no desenvolvimento de novos tratamentos contra o cancro”, referiu Filipa Mota e Costa, diretora-geral da Janssen Portugal, citada no comunicado.

Existem vários tipos de cancros do sangue, como as leucemias – o tipo de cancro do sangue “mais comum em crianças menores de 15 anos” –, os linfomas – “a forma mais comum de cancro no sangue em adultos, sendo responsável por mais da metade de todos os casos de cancro no sangue diagnosticados” – e o mieloma múltiplo – a “segunda neoplasia hematológica mais comum”. Estas e outras informações sobre cancros do sangue podem ser encontradas aqui.

O cancro é causado por uma disfunção no crescimento e comportamento celular. Num corpo saudável, novos glóbulos brancos são gerados regularmente para substituir os mais antigos. Contudo, em alguns casos, a produção excessiva de glóbulos brancos na medula óssea caracteriza o aparecimento de diferentes tipos de cancros do sangue”, lê-se em https://www.cancrosdosangue.pt/, onde também pode informar-se sobre sintomatologia: “os sintomas variam consoante a doença, mas geralmente incluem: febre, arrepios, fadiga, fraqueza, dores ósseas e articulares e perda de peso. O inchaço dos gânglios linfáticos, fígado e baço também são comuns, e alguns cancros do sangue podem levar ao aparecimento de anemia”.

As associações apelam à participação de todos nesta campanha: “Os cancros do sangue pintam um cenário negro, mas este setembro os seus doentes contam consigo para lhe dar cor”.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights