Especialistas debatem presente e futuro dos cuidados respiratórios domiciliários em Portugal

20 de Setembro 2021

A Associação Portuguesa de Cuidados de Saúde ao Domicílio (APCSD) e o Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia (OPET) promovem um ciclo de debates sobre o presente e o futuro dos cuidados respiratórios domiciliários em Portugal, que decorre nos dias 21, 23 e 28 de setembro, às 17h00, em formato online.

“Que inovação e quais os resultados?”, “Que avaliação e como melhorar?” e “Que futuro? Por um novo paradigma da quantidade ao valor para o doente” são as questões centrais dos três debates (um por dia).

O painel de oradores será constituído pela Eng.ª Maria João Vitorino, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados de Saúde ao Domicílio (APCSD) e diretora da Linde Saúde Portugal, pelo Professor Carlos Robalo Cordeiro, presidente eleito da European Respiratory Society e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, pela Professora Cristina Bárbara, coordenadora para o Programa Nacional das Doenças Respiratórias da Direção Geral da Saúde, pelo Dr. Luís Goes Pinheiro, presidente do Conselho de Administração da SPMS, bem como por representantes da Escola Nacional de Saúde Pública, da Associação Portuguesa do Sono, da Associação RESPIRA e da Nova School of Business and Economics.

O debate contará com a intervenção e moderação do Professor Luís Valadares Tavares, presidente do OPET e Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico.

“Vivemos uma pandemia que está a afetar a saúde respiratória de milhões de pessoas em todo o mundo e milhares de pessoas em Portugal. Se os cuidados respiratórios domiciliários já eram fundamentais para quem vive com doenças respiratórias crónicas, a COVID-19 revelou a importância do acesso universal e equitativo da população a estes cuidados. O debate vai centrar-se nas necessidades e respostas atuais e nas melhorias futuras centradas no doente que podem criar valor em saúde”, refere a Eng.ª Maria João Vitorino, presidente da APCSD, citada no comunicado.

Pode inscrever-se aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights