Centro Hospitalar do Porto instala laboratório com capacidade para 12 mil análises/dia

21 de Setembro 2021

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) instalou um novo laboratório de análises que permite “aumentar a capacidade de realização” e “diminuir o seu custo”, ultrapassando diariamente as 12.000 análises, foi hoje revelado.

Em comunicado, o CHUP revela que o novo laboratório centralizado (Corelab), instalado no Hospital Santo António, ultrapassa diariamente as 12.000 análises, “podendo a partir de agora aumentar a produção sempre que necessário”.

Com uma atividade centrada nas áreas de química, imunoquímica e hematologia, o novo laboratório resulta de um “esforço” de implementação no decorrer da pandemia da covid-19, uma vez que o laboratório teve “uma sobrecarga de funcionamento durante essa face, conseguindo manter ainda assim a capacidade de resposta”.

A nova estrutura, que recorre a tecnologias de última geração, permite que o laboratório aumente a “capacidade em função do número de amostras e testes realizados”, bem como melhorar a “gestão do percurso da amostra”, priorizando as mais urgentes e mantendo a resposta.

“Por outro lado, o trabalho dos profissionais de saúde é otimizado, reduzindo as suas tarefas manuais”, acrescenta o hospital.

Citada no comunicado, a diretora do Departamento de Patologia e coordenadora do laboratório. Graça Henriques, afirma que esta nova estrutura está dotada de “uma solução altamente automatizada do processo laboratorial que permite responder com rapidez e eficácia às necessidades dos utentes” do Hospital Santo António.

Já quanto aos profissionais de saúde, a clínica salienta que o mesmo “permitiu melhorar a sua qualidade de vida em ambiente de trabalho, com a supressão do ruído, boa climatização, iluminação e conforto”.

O Centro Hospitalar Universitário do Porto foi, em 2008, a unidade do país com o primeiro Corelab.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights