Maioria dos sobreviventes de cancro da cabeça e pescoço confirma impacto fortemente negativo do diagnóstico

21 de Setembro 2021

O Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP) mostra, na 9.ª Semana de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço – Make Sense Campaign, que o diagnóstico tem um impacto fortemente negativo no bem-estar emocional pós-tratamento.

A 9.ª Semana de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço – Make Sense Campaign é uma iniciativa internacional que alerta para o impacto do cancro da cabeça e pescoço na vida dos doentes, e que em Portugal é liderada pelo GECCP.

Este ano, um inquérito permitiu quantificar o impacto do diagnóstico e tratamento no bem-estar dos sobreviventes de 12 países. Em Portugal, 56% dos participantes revelaram que o diagnóstico teve um impacto fortemente negativo no seu bem-estar emocional.

O impacto faz-se sentir, também, ao nível profissional e financeiro, de acordo com 41% dos portugueses que responderam.

Por outro lado, quase sete em cada dez sobreviventes (68%) não têm acesso fácil a enfermeiros e assistentes sociais especializados para apoio ao seu bem-estar emocional no pós-tratamento, ainda que 96% o considerassem útil. Adicionalmente, de acordo com 56% dos inquiridos portugueses, a pandemia Covid-19 teve um impacto fortemente negativo na capacidade de aceder a serviços de apoio emocional pós-tratamento.

A nível global, o inquérito revela que os sobreviventes da Bélgica, Chipre, França, Grécia, Irlanda, Itália, Israel, Holanda, Polónia, Portugal, Turquia e Reino Unido sentiram medo de recorrências (51%), ansiedade (49%), depressão (28%), raiva (27%) e solidão (29%). Os sintomas físicos foram relatados como tendo o maior impacto no bem-estar, com os inquiridos a referir que o seu diagnóstico impactou negativamente a fala (48%), a aparência física (43%), o comer/beber (41%) e os níveis de energia (40%).

Os dados confirmam ainda a necessidade de melhorar o acesso a um conjunto de serviços de suporte para sobreviventes em toda a Europa, tendo em conta a falta ou dificuldade no acesso a recursos que estes consideram úteis, como materiais de leitura, ferramentas digitais e suporte de grupo.

No comunicado de imprensa pode ler-se que, apesar da gravidade do cancro da cabeça e pescoço e da crescente prevalência na sociedade, há pouca sensibilização para a doença e, de acordo com os dados disponíveis, 60% das pessoas apresentam doença localmente avançada no momento do diagnóstico. Para quem tem um diagnóstico precoce a taxa de sobrevivência chega aos 80 a 90%.

“É preciso sensibilizar a população e os profissionais de saúde para esta realidade, porque é um facto que a maioria dos casos de cancro da cabeça e pescoço ainda são diagnosticados em fase avançada. E é por isso que se realiza, todos os anos, a campanha Make Sense”, disse Ana Joaquim, médica e presidente do GECCP.

O diagnóstico precoce salva vidas e proporciona “menos consequências danosas da doença e do tratamento para os sobreviventes e ainda uma redução franca da probabilidade de recorrência da doença nos anos seguintes”, acrescentou a especialista.

A 9.ª Semana de Sensibilização para o Cancro da Cabeça e Pescoço – Make Sense Campaign conta com várias iniciativas, entre as quais a Make Sense, um desfile de moda com sobreviventes, no programa da TVI ‘Dois às Dez’, vestidos com as criações de Beatriz Pedroso e com um lenço criado em exclusivo pela estilista para esta ação.

A Make Sense vai também às escolas realizar um seminário misto (presencial e virtual), em parceria com o GECCP e o ONCOMOVE, um programa de Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia, destinado aos docentes, investigadores e alunos do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), que terá como tema a integração do exercício físico na reabilitação dos sobreviventes do cancro da cabeça e pescoço.

Este ano, a campanha Make Sense tem como patrocinador principal a Merck S.A. A Merck Sharp and Dohme, Bristol Myers Squibb e a Roche também apoiam a iniciativa.

PR/HN/Rita Antunes

 

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights