Açores com 17 novas infeções e 123 casos positivos ativos

24 de Setembro 2021

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 17 novos casos positivos de Covid-19, sendo 15 em São Miguel e dois na Terceira, registando atualmente 123 casos positivos ativos, anunciou esta sexta-feira a Autoridade de Saúde Regional.

Segundo o comunicado diário desta entidade, registaram-se seis recuperações, nas últimas 24 horas, cinco das quais em São Miguel e uma no Pico.

Quanto aos novos casos detetados, resultam de 1.393 análises realizadas em laboratórios de referência.

“Em São Miguel, todos os casos foram registados em contexto de transmissão comunitária”, informou a Autoridade de Saúde Regional.

Na Terceira, “há um novo caso positivo que corresponde a um viajante, não residente, dando origem a uma nova cadeia de transmissão local primária” e “há também um novo caso positivo, cuja origem está por aferir”, lê-se no boletim diário daquela entidade.

Quanto a internamentos, estão hospitalizados seis doentes com Covid-19, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, um dos quais em cuidados intensivos, um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em cuidados intensivos, e um no Hospital da Horta, também em cuidados intensivos.

A Autoridade de Saúde Regional adianta ainda que um outro doente que estava internado no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira “foi transferido para o Hospital de São João, no Porto, por necessidade de terapêutica diferenciada, deixando por isso de contar como caso ativo na Terceira e no arquipélago”.

Além disso, “um caso positivo reportado no comunicado de quinta-feira, do concelho da Ribeira Grande, em São Miguel, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo”.

Com “o aparecimento de uma cadeia de transmissão local primária, no concelho de Angra do Heroísmo nas últimas 24 horas”, a Autoridade de Saúde refere que “estão agora ativas no arquipélago 10 cadeias, sendo sete na Terceira, uma no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Faial e o Pico”.

Assim, o arquipélago regista presentemente 123 casos positivos ativos, sendo 83 em São Miguel, 18 na Terceira, 18 no Faial e quatro no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.933 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 8.592 pessoas e morrido 42.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 6 de setembro corrente, foram vacinadas nos Açores 172.284 pessoas com a primeira dose (72,8%) e 186.398 têm a vacinação completa (78,8%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights