Politécnico de Bragança mantém aulas à distância pontuais

24 de Setembro 2021

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, informou esta sexta-feira que a instituição irá manter o sistema de ensino híbrido, com aulas à distância em situações pontuais.

O presidente do IPB disse à Lusa que irá seguir as recomendações do Governo para a contenção da Covid-19, mas manterá o sistema híbrido adotado no anterior ano letivo, com aulas presenciais e ‘online’.

As aulas à distância serão “menos frequentes”, mas continuarão, segundo o responsável, a ser uma opção em “situações pontuais”, nomeadamente para as turmas maiores, em situações em que o número de alunos não cabe na sala.

Para o presidente do IPB, o novo ano letivo, que arranca na segunda-feira, “é o retorno progressivo à normalidade”, ainda assim com “alguma perturbação e necessidade de cautelas”.

O presidente do Politécnico de Bragança garantiu que a instituição está preparada para as recomendações contra a pandemia, num ano em que espera um aumento de alunos.

Os resultados do acesso nacional ao Ensino Superior serão conhecidos na segunda-feira e o IPB espera que mais de mil novos estudantes escolham as cinco escolas da instituição transmontana.

Segundo Orlando Rodrigues, “aumentou a procura nos alunos internacionais”, que já representam um terço dos mais de nove mil estudantes a frequentarem as cinco escolas superior e outros cursos do politécnico de Bragança.

O Governo divulgou, a 09 de setembro, as orientações às instituições do ensino superior, destinadas a assegurar “condições seguras” para atividades presenciais no novo ano letivo.

As orientações para as atividades letivas e não letivas salientam que as “análises da evolução dos efeitos diretos e indiretos da pandemia têm conduzido a conclusões claras quanto ao caráter imprescindível do sistema de ensino continuar em funcionamento e a desenvolver a sua atividade regular em modelo presencial”.

No âmbito da prevenção e controlo do risco de infeções, as regras determinam que “é obrigatória a utilização de máscaras nas instituições científicas e de ensino superior por estudantes, docentes, não docentes, investigadores e outros colaboradores, de acordo com a legislação vigente”.

Além disso, a vacinação é “fortemente recomendada” e devem ser definidos ou mantidos os circuitos de entrada e saída nas instalações, de forma a minimizar a concentração e o ajuntamento de pessoas, assim como privilegiada a renovação frequente do ar em todos os recintos fechados.

Já nas salas, as universidades e politécnicos devem, quando possível, garantir um distanciamento físico adequado entre as pessoas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades letivas presenciais, enquanto nas cantinas e bares deve ser acautelado o respeito pelas regras de distanciamento físico entre todos os utilizadores e o uso obrigatório de máscaras, com exceção durante o período de refeição.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights