Ministra da Saúde faz “balanço francamente positivo” da vacinação

28 de Setembro 2021

A ministra da Saúde, Marta Temido, fez esta terça-feira um “balanço francamente positivo” do processo de vacinação contra a Covid-19, cuja ‘task force’ de coordenação foi hoje dada por encerrada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

Com 84,03% da população residente com a vacinação completa, Marta Temido salientou o esforço de coesão nacional feito pelo governo, expresso em reuniões semanais para acompanhamento do planeamento da operação logística, mas valorizou, sobretudo o esforço dos portugueses.

“Houve aqui um esforço de coesão nacional que conduziu muito a estes resultados. O aspeto mais importante foi, sem dúvida nenhuma, a adesão dos portugueses à vacinação, a tradição de confiança nas autoridades de saúde e num plano de vacinação que é voluntário e que sempre teve na base a melhor evidência (prova científica)”, afirmou.

“É um balanço francamente positivo e que só foi possível de atingir porque conseguimos trabalhar todos em conjunto”, afirmou a ministra.

Em declarações à margem do último ‘briefing’ da ‘task force’, realizado no Comando Conjunto das Operações Militares, em Oeiras, e que contou ainda com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, Marta Temido esclareceu também que a revisão das condições de isolamento para crianças e jovens vacinados será conhecida em breve.

“A Direção-Geral da Saúde está neste momento a trabalhar em articulação com o Ministério da Saúde num conjunto de normas que decorrem da evolução daquilo que é o nosso estado vacinal, portanto, 85% de vacinação, e que tem de ter um reflexo nas regras, mas também daquilo que são regras fixadas em termos das últimas decisões do Conselho Ministros”, disse.

“Esperamos que no final desta semana e até domingo estejamos em condições de ter todo este conjunto de regras conhecidas por todos e aplicadas por todos”, adiantou Marta Temido.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights