Movimento #Fora Bolsonaro volta a sair à rua em várias cidades portuguesas

2 de Outubro 2021

Várias manifestações vão ocorrer hoje em cidades portuguesas, como Lisboa, Porto e Braga, em apoio ao movimento brasileiro #ForaBolsonaro, que se mobiliza também hoje no Brasil e noutros países contra as políticas de Jair Bolsonaro, disseram as organizações dos eventos.

“O objetivo da nossa manifestação é apoiar o movimento #ForaBolsonaro no Brasil. Mesmo a viver fora do país, estamos muito indignados com o que está a acontecer no Brasil, nomeadamente com a má gestão da pandemia de covid-19 e agora com as denúncias de corrupção que estão a surgir” neste contexto, declarou à agência Lusa uma das organizadoras da manifestação de hoje em Braga, a jornalista Cristina Bighetti.

“Somos um grupo de brasileiros progressistas e de esquerda que vive em Braga e em Portugal. Decidimos juntar-nos para promover ações e apoiar os movimentos no Brasil” contra as políticas do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse a jornalista.

Em Braga, a manifestação contra as políticas de Jair Bolsonaro – organizada por vários coletivos de imigrantes brasileiros, como o coletivo Esquerda em Braga, coletivo Marielle e coletivo Anónimas – vai ocorrer na praça da República, diante do chafariz, às 18:00.

“Queremos manifestar-nos contra as privatizações e o marco temporal das terras indígenas [que define que os indígenas só podem manter as terras onde já estavam desde 5 de outubro de 1988], a luta contra o fascismo, entre outros pontos”, declarou à Lusa Nádia Almeida, uma das organizadoras da manifestação que vai decorrer hoje no Porto, no Centro Português de Fotografia, na Cordoaria, às 16:00.

“Vários coletivos estão na organização desta manifestação, incluindo o Comité de Luta Portugal, do qual sou integrante”, referindo ainda que vários coletivos e pessoas integram e organizam as inúmeras ações e manifestações que são organizadas no Porto, como o coletivo Estrela, nomeadamente com o apoio do Núcleo do Partido dos Trabalhadores (PT) em Lisboa.

Em Lisboa, duas manifestações vão ocorrer durante o dia de hoje.

Um dos protestos irá decorrer na praça Luís de Camões, às 18:00, organizada pelo coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira em Lisboa, a Casa do Brasil de Lisboa, a Queer Tropical – Associação de Apoio à Comunidade LGBTQIA+ Brasileira em Portugal e a Frente Internacional Brasileira Contra o Golpe e Pela Democracia.

A outra manifestação irá decorrer na praça D. Pedro IV, no Rossio, às 17:00, tendo como organizadores o coletivo Alvito, o coletivo Revolu, o Núcleo do PT Lisboa e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), contando com participação de diversos partidos e organizações portuguesas.

Segundo o movimento brasileiro #ForaBolsonaro, estão confirmados 167 atos e manifestações em 160 cidades brasileiras e em 14 países.

Entre os países que vão decorrer protestos, para além de Portugal, estão Alemanha, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Porto Rico, Suíça, Dinamarca, Bélgica e Áustria.

Segundo o movimento #ForaBolsonaro, várias organizações políticas e entidades sociais estão unidas e comprometidas com a democracia e com o objetivo de estabelecer iniciativas conjuntas na defesa do Brasil e contra as políticas de Bolsonaro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

SEP exige negociação da carreira nos privados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) iniciou esta quarta-feira uma campanha de denúncia pública por a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada ainda não ter iniciado o processo negocial da carreira de enfermagem.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights