Liga dos Bombeiros assina novo acordo com INEM

4 de Outubro 2021

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) anunciou ontem que vai assinar esta segunda-feira um acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) definindo novas regras para a prestação do socorro pré-hospitalar pelos bombeiros.

Segundo um comunicado assinado pelo presidente da LBP, Jaime Marta Soares, os bombeiros garantem cerca de 90% de todo o serviço de emergência pré-hospitalar em Portugal.

O novo acordo “poderá não ser o ideal”, mas “é o possível para definir novas regras e compensações que cubram os custos diretos suportados pelos bombeiros na prestação desse serviço em todo o território continental”, considerou a Liga, acrescentando que “culmina um ano de intensas e difíceis negociações”, com a participação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“O acordo anterior poderá ter sido bom em tempo mas passaram-se muitos anos sem que tivesse sido revisto”, apesar de “todos os custos terem aumentado sem parar, seja combustíveis, manutenção e reparação de viaturas, oxigénio, consumíveis ou vencimentos dos tripulantes”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a LBP, a situação foi agravada durante o período pandémico, “uma vez que foram os bombeiros que garantiram, e garantem, a esmagadora maioria dos serviços de transporte de doentes suspeitos de covid-19”.

A cerimónia de assinatura será presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e conta com a presença de Jaime Marta Soares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights