Organização junta 17 países europeus para alertar para o “longo covid”

4 de Outubro 2021

Mais de 20 associações de 17 países formalizaram esta segunda-feira a Long Covid Europe, uma organização para sensibilizar os governos para a situação das pessoas que permanecem com sintomas debilitantes após recuperarem da infeção por SARS-CoV-2.

“Estima-se que pelo menos 10% dos infetados continuam a apresentar sintomas debilitantes graves por mais de seis meses”, como fadiga pós infeção, défice neurocognitivo, disfunção do sistema nervoso e dor crónica, estima a Long Covid Europe (LCE), uma organização sem fins lucrativos registada na Bélgica.

Segundo esta rede, os doentes de “longo covid” enfrentam os mesmos problemas “em toda a Europa”, caso da falta de consciencialização desta condição clínica, o “acesso inadequado e desigual” a cuidados de saúde e de reabilitação e uma “grave escassez de financiamento para pesquisas” de tratamentos.

A LCE pretende que os governos nacionais reconheçam a “longo covid” como uma crise de saúde pública no âmbito da pandemia, recordando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve publicar a primeira definição da Sequela Pós-Aguda de SARS-CoV-2 esta semana.

“As associações de doentes continuam a lutar pelo reconhecimento da “longo covid” como uma condição médica fisiológica, salienta a LCE, defendendo ser “urgentemente necessário” uma estratégia de reabilitação universal.

A associação adianta ainda que, “graças aos esforços” de grupos de defesa dos interesses dos doentes britânicos, o governo do Reino Unido desenvolveu um plano que inclui, entre outras iniciativas, o estabelecimento de mais de 80 clínicas dedicadas à “longo covid”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights