Violento sismo no sudoeste do Paquistão fez vinte mortos e 200 feridos

7 de Outubro 2021

O número de mortos no violento tremor de terra no sudoeste do Paquistão subiu para vinte, havendo também 200 feridos após o colapso de uma mina de carvão e a destruição de centenas de casas de construção precária.

O balanço de vítimas é provisório e pode aumentar nas próximas horas, disse Suhail Anwar Shaheen, responsável pela administração pública na província do Baluchistão, acrescentando que várias equipas de socorro foram enviadas para a região montanhosa.

Quatro dos vinte mortos registados até ao momento eram mineiros que se encontravam numa mina de extração de carvão que colapsou durante o tremor de terra.

Na mesma área centenas de casas ficaram destruídas.

De acordo com o organismo norte-americano Geological Survey, o terramoto registou uma magnitude 5,9 na escala de Richter com epicentro a 15 quilómetros a nordeste de Harnai, província do Baluchistão.

Na zona afetada de Harnai, a cerca de 100 quilómetros de Quetta, a capital provincial do Baluchistão, laboram muitas minas de extração de carvão sendo que no momento do tremor de terra muitas pessoas estavam a trabalhar.

Militares paquistaneses foram mobilizados para a zona do terramoto estando a coordenar o transporte dos feridos, sobretudo aqueles que se encontram nas zonas mais escarpadas e de difícil acesso sendo que os feridos mais graves estão a ser enviados para o hospital de Quetta.

Os médicos de Harnai estão a prestar auxílio no exterior do hospital porque se registaram várias réplicas receando-se que o edifício possa também ser afetado.

“Até ao momento prestamos tratamento a mais de 200 feridos”, disse Manzoor Ahmed, chefe da equipa médica do hospital distrital de Harnai.

A maior parte da população vive em casas de argamassa em zonas remotas e de acesso difícil.

Testemunhas referem que muitos residentes que ficaram sem casa estão junto às ruínas, tapados com cobertores devido às baixas temperaturas que já se fazem sentir na região nesta altura do ano.

A zona do Baluchistão encontra-se numa zona sísmica.

Em 1935, um terramoto na mesma zona fez mais de 35 mil mortos e destruiu a capital provincial.

Calcula-se que a população atual da província seja superior a 12 milhões de habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights