Açores com 22 novos casos nas últimas 24 horas

8 de Outubro 2021

Os Açores registam esta sexta-feira 22 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, 20 dos quais na ilha de São Miguel e dois no Pico, revelou a Autoridade de Saúde Regional.

De acordo com o boletim diário daquela entidade, os diagnósticos das últimas 24 horas resultaram de 1.084 análises em laboratório convencionado.

Em São Miguel, 11 dos novos casos foram registados no concelho de Ponta Delgada, quatro no concelho da Ribeira Grande, quatro no concelho da Lagoa e um no do Nordeste.

“De todos os casos registados em São Miguel, 17 resultam de transmissão comunitária e três correspondem a outros tantos viajantes, residentes, com resultados positivos no rastreio à chegada”, descreve a autoridade.

No Pico, os dois novos casos foram registados no concelho da Madalena e correspondem “a dois viajantes com resultados positivos à chegada”.

Nos Açores estão hoje internados nove doentes: seis no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e um no Hospital da Horta, este em cuidados intensivos.

De acordo com a Autoridade de Saúde Regional, “foram extintas nas últimas 24 horas quatro cadeias de transmissão local primária, estando apenas ativa uma cadeia partilhada entre o Faial e o Pico”.

“Até ao presente foram extintas 253”, acrescentou.

Nas últimas 24 horas cinco pessoas recuperaram, todas em São Miguel.

O arquipélago regista presentemente 176 casos positivos ativos, sendo 162 em São Miguel, sete na Terceira, quatro no Faial e três no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 9.132 casos de Covid-19, tendo recuperado da doença 8.731 pessoas.

Faleceram 43, saíram do arquipélago 95 e 87 apresentaram prova de cura anterior.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de setembro, foram vacinadas nos Açores 173.125 pessoas com a primeira dose (73,2%) e 190.817 com a vacinação completa (80,7%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.822.267 mortes em todo o mundo, entre mais de 236,23 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights