Rússia estabelece novo recorde de mortes e aproxima-se das 30 mil infeções diárias

9 de Outubro 2021

A Rússia registou este sábado um novo recorde de mortes provocadas pela Covid-19, com 968 mortes no último dia, o máximo desde o início da pandemia, informou o centro operacional de combate a esta doença infeciosa.

De acordo com a mesma fonte, em Moscovo morreram 70 doentes e em São Petersburgo 61.

Até hoje o país já registou 215.453 mortes por Covid-19, embora as estatísticas oficiais sobre o excesso de mortes habituais no mesmo período tenham triplicado esse número.

Na sexta-feira, a Rússia registou 29.362 novos casos, aproximando o país da barreira das 30 mil infeções diárias.

O maior registo de infeções diárias durante toda a pandemia ocorreu em 24 de dezembro de 2020, com 29.935 casos.

A capital russa continua a ser o principal foco da pandemia, com 6.001 nas últimas horas, 1.407 casos a mais que na sexta-feira, sendo também este número o maior em três meses.

A cidade de São Petersburgo é a segunda que regista mais casos, com 2.717 infeções nas últimas horas.

Este novo registo eleva para 7.746.718 o número de casos detetados naquele país desde o início da pandemia.

As autoridades atribuem o aumento dos casos principalmente à disseminação da variante Delta, mais contagiosa que as anteriores.

A Rússia não conseguiu reduzir os números de contágio e mortalidade desde a onda de junho, embora tenha tido uma breve trégua no final de agosto.

Paralelamente, permanece a relutância dos russos em se vacinarem, o que frustrou os planos do Governo de vacinar 60% da população russa até o final do ano.

Até agora, apenas 44,96 milhões de russos, ou 30,8% da população, receberam a orientação completa, de acordo com o portal Gogov.

O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, informou na segunda-feira que 1,8 milhão de russos foram vacinados com uma terceira dose de reforço.

O chefe da Saúde indicou que “apenas 2% dos vacinados adoecem”, razão pela qual a grande maioria dos pacientes internados em hospitais com covid-19 não haviam sido vacinados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela potencial terapêutico da via de sinalização GP130 no cancro da próstata

Uma equipa de investigação internacional liderada pela Universidade Médica de Viena (MedUni Viena) descobriu uma nova estratégia promissora para o tratamento do cancro da próstata, através da ativação da via de sinalização GP130, que não só retarda o crescimento tumoral, mas também estimula o sistema imunitário a combater as células cancerígenas

Isabel Moreira: “A lei do tabaco em Portugal é desproporcional e potencialmente inconstitucional”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Isabel Moreira critica a abordagem atual de Portugal em relação ao tabaco, defendendo uma política mais equilibrada. A deputada socialista argumenta que a lei vigente é excessivamente restritiva, ignorando as diferenças entre produtos tradicionais e alternativas menos nocivas. A parlamentar apela a uma revisão legislativa baseada em evidências científicas e que respeite as liberdades individuais

MAIS LIDAS

Share This