Mais de mil migrantes atravessaram Canal da Mancha nos últimos dois dias

10 de Outubro 2021

Mais de um milhar de migrantes atravessaram nos últimos dois dias o Canal de Mancha (França – Reino Unido), a bordo de quarenta embarcações de pequena dimensão, divulgou este domingo o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

Segundo a agência Efe, as forças britânicas que controlam as fronteiras detetaram no sábado 491 migrantes, que viajavam em 17 embarcações, enquanto do outro lado as autoridades francesas evitaram que cerca de 114 pessoas atravessassem o Canal.

Ainda segundo os dados divulgados, na sexta-feira 624 migrantes conseguiram realizar este “perigoso” trajeto, em 23 botes, ao mesmo tempo que as autoridades francesas conseguiram impedir o atravessamento de mais 300 pessoas.

Desde o início deste ano já atravessaram o Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido 18 mil pessoas, um número bastante superior ao registado em 2020 (8.460).

Só durante o mês de setembro atravessaram o Canal da Mancha (França – Reino Unido) 3.879 migrantes.

“Este ano registou-se um número recorde de pessoas que arriscaram as suas vidas e colocaram-se nas mãos de traficantes sem escrúpulos para atravessar, de forma perigosa, a partir das praias francesas”, afirmou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

A mesma fonte referiu que a cooperação entre o Reino Unido e a França resultou em perto de 300 detenções, 65 perseguições e evitou o atravessamento de mais de 13 mil pessoas.

Em julho o Reino Unido e a França tinham anunciado um acordo de colaboração e um investimento de 63,5 milhões de euros para duplicar o número de efetivos policiais que patrulham as praias de França, com intuito de evitar essas viagens perigosas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

Governo moçambicano prevê contratar 25 médicos em 2024

O Governo moçambicano prevê autorizar a contratação em 2024 de 1.294 profissionais de saúde mas apenas 25 são médicos, segundo a proposta orçamental que a Assembleia da República vai discutir e votar na próxima semana.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights