Presidente checo hospitalizado depois de receber o ainda PM Andrej Babis

10 de Outubro 2021

O Presidente da República Checa, Milos Zeman, foi este domingo hospitalizado, depois de ter recebido o ainda primeiro-ministro, Andrej Babis, na sequência das eleições legislativas realizadas este sábado.

Milos Zeman, que se encontra doente há já algum tempo, começou por receber o atual primeiro-ministro populista Andrej Babis mas, avança a Agência France-Presse (AFP), logo após a reunião foi anunciado que teria de ser internado com urgência, o que deixa num limbo o processo de nomeação do novo governo.

O anúncio dos resultados das eleições indica que o partido de Babis (ANO) obteve 27,14% dos votos enquanto a coligação opositora de centro-direita SPOLU (‘Juntos’), liderada por Petr Fiala, obteve 27,78% os votos.

Perante estes resultados há alguma expectativa sobre quem será convidado pelo Presidente para liderar o próximo governo.

Os primeiros resultados a serem divulgados davam a vitória ao partido de Babis, mas o panorama mudou com a contagem de votos das maiores cidades.

Na noite de sábado, o líder dos ‘Juntos’ posicionou-se para formar o próximo governo, declarando ter um mandato “forte”, e que Milos Zeman teria de ter esse dado em conta.

Porém, antes da votação, o Presidente – a quem, constitucionalmente, cabe designar o novo primeiro-ministro – insinuou que escolheria Babis, que partiu como favorito para estas eleições.

Babis foi referenciado esta semana na investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas ‘Pandora Papers’, segundo a qual investiu 16 milhões de euros em imóveis no sul de França através de empresas em paraísos fiscais.

O magnata, um dos homens mais ricos do país, declarou que só se manterá na política checa se conseguir uma coligação para formar governo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights