Guiné-Bissau prolonga estado de calamidade até 26 de outubro

11 de Outubro 2021

O estado de calamidade na Guiné-Bissau devido à pandemia do novo coronavírus foi prolongado esta segunda-feira por mais 15 dias, até ao próximo dia 26, segundo o decreto do Governo divulgado à imprensa.

“A duração do presente estado de calamidade é de 15 dias, com início às 00:00 de 11 de outubro e término às 23:59 do dia 26 de outubro”, pode ler-se no decreto.

O estado de calamidade mantém o uso da máscara como obrigatório na via pública e nos espaços fechados e exorta os “serviços públicos e privados” a dispensarem das suas tarefas os “funcionários ou trabalhadores não essenciais, salvaguardando o seu vínculo laboral e todos os direitos inerentes”.

O Governo manteve a proibição da prática desportiva coletiva, bem como da época desportiva, e das reuniões e manifestações com mais de 25 pessoas, mas os ginásios podem funcionar com metade da lotação.

A realização de eventos sociais, culturais e políticos continua proibida, bem como o funcionamento de discotecas, salas de festa, bares e outros locais de diversão, incluindo em hotéis.

O Governo salienta que a redução do número de casos e vítimas mortais no país devido à Covid-19 “não deve constituir motivos para se pensar que a batalha está ganha, uma vez que a variante Delta se tem revelado traiçoeira, subindo para níveis muito altos quando menos se espera”.

“Não se deve ignorar que a última quinzena foi marcada pelo boicote por parte dos profissionais de saúde a praticamente todas as atividades nos hospitais e centros de saúde, o que tem impacto nos dados recolhidos”, sublinha-se no decreto.

A Guiné-Bissau registou desde o início da pandemia um total acumulado de 6.119 casos de Covid-19 e 141 vítimas mortais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights