Sindicato dos Enfermeiros Portugueses reivindica valorização da carreira

12 de Outubro 2021

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) reivindicou esta terça-feira a abertura de um processo negocial que concretize a valorização da carreira.

“Disse o senhor ministro [das Finanças] que o Orçamento do Estado [para 2022] promove o desenvolvimento e a progressão nas carreiras. É isso que estamos aqui a exigir, que o Ministério da Saúde abra um processo negocial para uma alteração pontual do diploma de carreira que no essencial resolva três questões: valorize todos os enfermeiros com uma carreira única para todos, corrija as desigualdades e injustiças e compense a penosidade através de uma aposentação mais cedo”, pediu José Carlos Martins.

O dirigente sindical falava esta manhã à Lusa durante uma concentração em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, que juntou cerca de uma centena de pessoas para entregar mais de 16 mil postais assinados e uma carta aberta subscrita por mais de 60 personalidades, simbolizando o apoio e reconhecimento da profissão.

É urgente, acrescentou, “que o Governo admita mais enfermeiros e vincule os precários” e que “resolva o problema da contagem dos pontos para efeitos de progressão na carreira”.

A proposta de Orçamento do Estado para 2022 prevê uma subida de 703,6 milhões de euros do montante global para o setor da Saúde e de mais 207,9 milhões de euros relativos a despesa com pessoal face à verba estimada para 2021, com uma dotação de despesa total consolidada de 13.578,1 milhões de euros.

Numa reunião realizada na segunda-feira à noite, os sete sindicatos dos enfermeiros, entre os quais o SEP, marcaram uma greve para a primeira semana de novembro e uma concentração no dia 28 deste mês em frente à Assembleia da República.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Inaugurado novo centro de saúde da Chamusca

O novo Centro de Saúde da Chamusca, no distrito de Santarém, um investimento de 2 milhões de euros (ME), foi esta terça-feira inaugurado para dar melhores condições a oito mil utentes e aos profissionais de saúde.

SIM desconvoca greve na Misericórdia de Lisboa

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) decidiu desconvocar a greve marcada para 11 de abril na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) após a garantia de aumentos salariais de 10% em 2024, com efeitos a janeiro.

SRCOM acolhe o lançamento do livro de Rui Alves

No próximo dia 3 de abril, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolhe o lançamento do livro “Aprendendo a ensinar os adultos  – um conto sobre a saúde dos rins e do coração”, da autoria do Professor de Nefrologia e Patologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Rui Alves.

UE e Portugal instalam primeiro centro de telemedicina na Guiné-Bissau

 O primeiro centro de telemedicina foi esta terça-feira inaugurado na Guiné-Bissau, com os apoios da União Europeia e cooperação portuguesa, para, numa primeira fase, atender à distância pacientes nas áreas de neonatologia, pediatria, maternidade e ecografia.

ULS de Braga inicia consultas de cessação tabágica para os colaboradores

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga realizou, no dia 21 de março, a primeira consulta de cessação tabágica para os seus colaboradores, inserida na Medicina do Trabalho, em articulação com o Serviço de Pneumologia da ULS de Braga. A nova consulta vai realizar-se uma vez por mês, e surge como forma de resposta à elevada percentagem de colaboradores fumadores na instituição.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights