Bragança vai distribuir pão solidário para a luta contra o cancro

13 de Outubro 2021

Uma padaria de Bragança juntou vários parceiros numa ação solidária que vai distribuir, no sábado, mil pães em troca de um euro cada que reverterá para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, divulgou esta quarta-feira a organização.

Quem passar na praça da Sé, na manhã de sábado, poderá receber um pão e contribuir com um euro, numa iniciativa que serve para celebrar o Dia Mundial do Pão e recolher donativos para a luta contra o cancro.

A iniciativa partiu da padaria Pão de Gimonde e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), à qual se juntaram também estudantes do ensino secundário, que vão ajudar a distribuir o pão nesta iniciativa solidária.

A padaria está a desenvolver projetos com o Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB para fomentar a colaboração entre a investigação e o tecido empresarial, e com a Escola Secundária Emídio Garcia, onde ensina os alunos do Curso Profissional de Saúde a fazer pão.

A empresa irá confecionar os pães em conjunto com os alunos da escola secundária, que vão preparar a massa na sexta-feira para ser cozida na madruga de sábado, como explicou a responsável pela padaria, Elisabete Ferreira.

A ideia é fazer mil pães que serão doados durante a manhã de sábado, na Praça da Sé, e os alunos vão estar envolvidos nesta distribuição e, em simultâneo, na recolha dos donativos.

Presente irá estar também uma nutricionista do IPB, que vai explicar a estes jovens e à comunidade em geral o valor nutricional do pão, bem como a importância de o incluir na alimentação diária.

A iniciativa conta ainda com a parceria da moagem Afonso Lopes, que vai fornecer gratuitamente a farinha.

A promotora garante que “o pão que vai ser distribuído é pão mais saudável e com maior teor de fibra” do que o que normalmente se encontra no mercado.

“Vamos fazer três tipos de pão diferentes: pão de trigo integral, pão de trigo e centeio integral e pão de trigo e beterraba”, revelou.

Este último, graças à beterraba, tem uma cor rosada, homenageando uma causa também muito importante como a do “outubro rosa”, mês da prevenção do cancro da mama.

Além da causa solidária, esta ação visa também sensibilizar para a importância deste alimento, lembrando que a FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, “recomenda que o consumo anual de pão seja de cerca de 100 quilos/ano para adultos, e de 75 quilos/ano para as crianças”.

“Infelizmente, os valores são de cerca de 25 a 30 quilos por ano, o que nos preocupa a todos os que trabalham na fileira no cereal”, afirmou.

A empresária assegura que o processo de fabrico do pão tradicional assenta em “tempos de fermentação longos, sem adição de aditivos e com baixo teor de sal”, o que proporciona “uma maior digestibilidade, um menor índice glicémico” e faz com que sacie mais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights