Construção do edifício UC Biomed em Coimbra arranca em novembro

13 de Outubro 2021

A construção do edifício UC Biomed, um investimento que ronda os 20 milhões de euros, vai arrancar em novembro, anunciou esta quarta-feira o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

O edifício, que vai albergar o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) de Portugal, vai ser construído de raiz no Polo III da Universidade de Coimbra (UC), onde estão as faculdades de Farmácia e de Medicina.

Em março deste ano, a UC recebeu o aval do Governo para a construção daquele centro, que vai reunir oito equipas de investigação do MIA no futuro edifício.

O anúncio do arranque da construção foi feito hoje por Amílcar Falcão durante a cerimónia de abertura solene das aulas da Universidade de Coimbra.

Para o reitor, o início da construção do edifício confirma a “execução exemplar que tem vindo a ser feita no âmbito do megaprojeto Teaming MIA – Portugal”.

Durante o seu discurso, o responsável afirmou ainda que estão a ser neste momento instalados dois equipamentos PET (Tomografia de Emissão de Positrões), adquiridos já este ano, no âmbito do Centro Académico e Clínico de Coimbra, instituição que junta a UC e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Amílcar Falcão congratulou-se também com a autorização de introdução no mercado pelo Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) do GalliUC, uma formulação de Gálio-68 para o diagnóstico do cancro, a primeira na Europa para o Gálio-68 e a “primeira a nível mundial para um processo deste tipo”.

Na sua intervenção, o reitor realçou ainda o desenvolvimento do projeto “Regressa e Acaba” para incentivar o regresso de antigos estudantes para concluírem os seus cursos, a criação do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra e ainda a perspetiva de a Universidade de Coimbra alcançar este ano o valor mais elevado de sempre de angariação de financiamento competitivo na área da investigação.

Na cerimónia, também discursaram o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Assunção, e a professora da Faculdade de Direito Anabela Rodrigues, que foi responsável pela oração de sapiência.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights