Lares sem limite de visitas e discotecas reabertas na Madeira a partir de sexta-feira

13 de Outubro 2021

As discotecas podem reabrir na Madeira para clientes vacinados ou recuperados da Covid-19 e terminam as restrições ao número de visitas nos lares, a partir de sexta-feira, anunciou esta quarta-feira o Governo Regional.

Na terça-feira, o líder do executivo indicou que as medidas mais restritivas de combate à pandemia seriam aligeiradas a partir das 00:00 de sexta-feira, sem, no entanto, indicar quais.

Hoje, questionado sobre o assunto à margem de uma visita a uma loja nos arredores do Funchal, Miguel Albuquerque anunciou que os espaços de animação noturna vão poder reabrir para “vacinados e recuperados” da doença.

Nos eventos em espaços interiores com a presença de mais de 100 pessoas, acrescentou, “é obrigatória a testagem antigénio”, acontecendo o mesmo em iniciativas no exterior com mais de 500 pessoas.

Também vão cair as restrições ao número de visitas nos lares, mantendo-se, no entanto, a obrigatoriedade de realização de teste antigénio.

Sobre o uso de máscara, Miguel Albuquerque indicou que “o que vai mudar é no exterior”, deixando de vigorar a “recomendação imperativa, com exceção dos locais onde não é possível manter distanciamento”.

Contudo, indicou que as autoridades regionais recomendam que “as pessoas idosas e com outras patologias continuem a usar as máscaras para sua proteção”.

“Nos espaços interiores continua a ser obrigatório uso de máscara”, sublinhou.

Outra das deliberações que deverão ser tomadas na quinta-feira na reunião semanal do Conselho do Governo Regional prende-se com a operação de rastreio aos passageiros no Aeroporto da Madeira.

“Não vamos desmontar o aparato todo [no Aeroporto da Madeira] porque temos de continuar a fazer ‘check-up’, mas vamos adaptar à situação”, disse.

Até 01 de novembro continuam em vigor os contratos celebrados com os laboratórios de Lisboa e Porto para a realização de testes PCR, sendo a partir daquela data exigido apenas teste antigénio.

O presidente do Governo Regional argumentou que o aligeirar das medidas é uma decisão baseada na redução do número de infetados e no facto de ser “residual” o número de pessoas hospitalizadas nas unidades dedicadas à doença.

Na terça-feira, segundo os dados divulgados pela Direção Regional de Saúde (DRS), foram sinalizados 11 novos casos na Madeira, havendo 76 situações ativas e oito pessoas internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, uma delas na unidade de cuidados intensivos.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.853.570 mortes em todo o mundo, entre mais de 238,15 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, de acordo com o mais recente balanço da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights