PS questiona ministra da Saúde sobre visitas a internados em psiquiatria de Lisboa

13 de Outubro 2021

O PS pediu esta quarta-feira esclarecimentos à ministra da Saúde sobre a proibição de visitas aos internados no serviço de adolescentes e jovens adultos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, com contactos apenas permitidos através de janelas fechadas.

Esta pergunta formal dirigida a Marta Temido é encabeçada pela deputada socialista Telma Guerreira, sendo também assinada pela vice-presidente da Assembleia da República Edite Estrela, pelo líder da JS, Miguel Costa Matos, e por Hortense Martins, Sónia Fertuzinhos, Alexandra Tavares de Moura, Elza Pais, Bruno Aragão, Ivan Gonçalves, Diogo Leão, Fernando Anastácio, entre outros.

Este grupo de deputados socialistas refere que o jornal Público noticiou recentemente que, por causa da pandemia da Covid-19, “no Serviço Partilhado de Adolescentes e Jovens Adultos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, durante mais de um ano e meio, as visitas não foram autorizadas e o contacto entre familiares e amigos e jovens internados decorreu através de janelas fechadas”.

“Na mesma notícia é referido que a administração desconhecia a situação”, ressalvam logo a seguir estes deputados do PS.

Para este grupo de deputados do PS, o país está perante um assunto que “merece esclarecimento”, designadamente no sentido de se saber se o Ministério da Saúde “está em condições de esclarecer a preocupação exposta”.

Em caso afirmativo, estes deputados querem saber que medidas o Ministério da Saúde tomou “para mitigar a situação” naquele serviço psiquiátrico.

“Que mecanismos de monitorização existem entre a tutela e os hospitais que permitam introduzir alterações nos procedimentos a tempo de evitar dificuldades aos utentes e aos seus familiares? Se não existem estes mecanismos, está a tutela a ponderar introduzi-los?”, questiona-se ainda.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights