Coreia do Norte abre rota marítima para receber ajuda humanitária

15 de Outubro 2021

A Coreia do Norte abriu uma rota marítima para permitir a chegada de ajuda humanitária ao território, sendo a primeira abertura fronteiriça conhecida desde que o país se isolou com a eclosão da pandemia de Covid-19.

“A rota marítima que vai de Dalian (China) a Nampo (Coreia do Norte) foi aberta”, revelou hoje o responsável do organismo que representa o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Seul, Oren Schlein, durante um fórum realizado na cidade sul-coreana de Incheon.

O organismo começou a enviar material médico para o país asiático “e vai entregar mais”, disse Schlein, citado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também anunciou ter começado a enviar para a Coreia do Norte material médico dedicado a combater a Covid-19.

Pyongyang mantém um rígido controlo das fronteiras, tendo fechado as suas rotas marítimas e terrestres em janeiro de 2020 para evitar a “entrada” de Covid-19 no seu território, uma decisão que manteve o país inacessível ao envio de material pelas agências ligadas à ONU e grupos de ajuda humanitária.

O regime norte-coreano até tem rejeitado toda e qualquer ajuda de material médico, garantindo que não tem casos de Covid-19, mas que receia que os envios possam servir de gatilho para a disseminação da doença no país.

O Programa Alimentar Mundial (PAM), outra agência da ONU, insiste que Pyongyang tem de levantar algumas das suas restrições nas fronteiras para receber ajuda, já que é crucial combater a escassez de alimentos que o próprio país reconheceu estar a enfrentar.

“As reservas de alimentos do PAM na Coreia do Norte já se esgotaram este ano”, alertou a conselheira da agência, Marian Yun.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RD-Portugal aponta medidas de reestruturação dos centros de referência

O parco apoio psicológico aos cuidadores informais de pessoas com doenças raras é motivo de preocupação para a União das Associações das Doenças Raras de Portugal (RD-Portugal). Este indicador surge após um inquérito realizado às pessoas com doença rara para avaliar a sua experiência de utilização dos centros de referência.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights