Portos italianos ativos apesar de greves e protestos contra passe sanitário

15 de Outubro 2021

Os principais portos em Itália continuam esta sexta-feira em atividade com poucos incidentes, apesar das greves convocadas contra a entrada em vigor da obrigação de apresentar o certificado anti-Covid para acesso aos locais de trabalho.

A decisão, que engloba todos os trabalhadores, incluindo os do setor privado, foi decretada na terça-feira pelo primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e levou à convocação de protestos em várias cidades do país.

Em Génova (noroeste), onde se previam maiores problemas, a operação no porto foi reduzida, mas não comprometida pelos protestos dos trabalhadores anti-vacinas, que bloquearam a passagem de San Benigno e um terminal, segundo os media locais.

Em Trieste, um dos principais portos italianos, porta para a Europa de Leste, a atividade é normal, ainda que os protestos tenham reunido cerca de 5.000 pessoas, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

“O porto de Trieste funciona: obviamente em algumas etapas haverá dificuldades (…), mas funciona”, disse o presidente da região Friuli-Veneza Giulia e da Conferência das Regiões, Massimiliano Fedriga, salientando que “prejudicar a atividade do porto significa prejudicar um grande número de empresas”.

Noutras cidades foram organizadas manifestações contra o passe sanitário, como em Milão e Roma, para onde foram destacados mais de 1.000 agentes, após os confrontos nos protestos do passado fim de semana na capital devido à infiltração de neofascistas que assaltaram a sede do sindicato CGIL.

O certificado Covid-19 exigido a partir de hoje em Itália para entrada no local de trabalho confirma que o seu portador recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus, ultrapassou a doença ou foi submetido a um teste com resultado negativo nas horas prévias à sua apresentação.

Os trabalhadores que não respeitam a medida ficam impedidos de acesso ao seu local de trabalho ou arriscam multas de entre 600 e 1.500 euros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights