Milhares manifestam-se na Suíça contra as medidas anti-pandemia

17 de Outubro 2021

Milhares de manifestantes voltaram a desfilar em diversas cidades suíças em protesto contra as medidas anti-Covid-19, mas em Berna, capital federal, ocorreu uma contramanifestação.

Os protestos decorreram sem incidentes. A principal manifestação reuniu cerca de 3.000 pessoas em Rapperswil-Jona, cantão de Saint-Gall, no leste da Suíça, indicou a agência noticiosa ATS-Ketstone ao citar números da polícia.

Os desfiles também decorreram em Lausanne, Lugano ou em Baden, com os manifestantes a criticarem Alian Berset, o ministro federal da Saúde, e a exigirem “Liberdade”.

Designada “Homo pandemicus, quo vadis”, o protesto em Lugano juntou algumas centenas de pessoas que se insurgiram contra a lei covid-19, que será submetida ao voto popular em 28 de novembro.

Na capital federal, 300 pessoas também saíram à rua em torno da palavra de ordem “Solidários para sair da crise – solidários contra a direita”.

Este grupo de esquerda pretendeu emitir um sinal dirigido aos manifestantes – alguns conotados com a extrema-direita –, que tentam manifestar-se todas as quintas-feiras perto do parlamento federal, e que geralmente mobiliza um forte contingente policial.

No início de setembro, face a uma difícil situação sanitária devido à variante Delta e uma insuficiente taxa de vacinação, o conselho federal decidiu alargar a grande parte do país a obrigação do passe sanitário.

Desde essa data é obrigatório exibir o certificado de vacinação contra a Covid-19 para entrar num restaurante ou num bar, ver uma exposição, um filme ou um evento desportivo em espaço fechado.

Na quarta-feira, Alain Berset anunciou um reforço da vacinação para tentar convencer os indecisos, porque a vacina é a “porta de saída da crise”.

No entanto, acrescentou, deverão ser ainda vacinadas um milhão de pessoas antes do levantamento de todas as medidas.

Atualmente, a Suíça inclui-se entre os países da Europa com reduzida taxa de vacinação completa, cerca de 61,5% da população segundo os dados revelados na sexta-feira.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights