Governo dos Açores reitera compromisso de apresentar proposta sobre estatuto do bombeiro

18 de Outubro 2021

O Secretário Regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, reiterou o compromisso de apresentar, em 2022, uma proposta para o estatuto do bombeiro, revelou esta segunda-feira o Governo Regional.

Citado numa nota enviada às redações, a propósito da cerimónia comemorativa do 37.º aniversário da Associação de Bombeiros da Praia da Vitória, na ilha Terceira, o governante explicou que será apresentada “uma proposta que valorize o bombeiro, que atualize o que já existe em termos nacionais e regionais e que de alguma forma tente adaptar à Região aquilo que é a resposta a dar às necessidades dos bombeiros”.

“O trabalho está a ser desenvolvido, teve um momento marcante no último conselho regional de bombeiros, mas tem de ser concluído”, adiantou, Clélio Meneses, citado na mesma nota.

Recentemente, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou por unanimidade, em sessão plenária, o projeto de resolução para a “Elaboração do Estatuto do Bombeiro da Região Autónoma dos Açores”, apresentado pelos grupos parlamentares do PSD, CDS-PP e PPM.

Essa resolução recomenda ao Governo para “apresentar, no prazo de um ano, essa proposta”, lembrou o governante.

Clélio Meneses, citado na nota hoje divulgada, disse também reconhecer que “os bombeiros necessitam e merecem muito mais do que aquilo que recebem”, deixando o compromisso de trilhar um caminho “progressivo e de justiça àquilo que é a necessidade correspondente ao serviço público que é prestado”.

“Tem de ser feito e assumo aqui o compromisso, na medida daquilo que são as responsabilidades orçamentais da Região” , sustentou.

No 37.º aniversário da Associação de Bombeiros da Praia da Vitória, o secretário Regional da Saúde enalteceu o voluntariado nas corporações de bombeiros que “deve ser valorizado com a alma dos bombeiros da Região” e apelou à cooperação entre instituições.

“Todos juntos podemos dar respostas eficazes às necessidades das populações”, sublinhou, dando como exemplo de cooperação entre diversas entidades, a abertura “em tempo recorde, e praticamente sem custos”, do centro de testagem para despiste da Covid-19 na Praia da Vitória, ilha Terceira.

Na cerimónia no domingo foram condecorados bombeiros e colaboradores da corporação, por relevantes serviços prestados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights