Investido um milhão de euros no Serviço de Pneumologia do hospital de Penafiel

19 de Outubro 2021

A nova área dedicada do Serviço de Pneumologia do Hospital Padre Américo, em Penafiel, já está a funcionar, representando um investimento de um milhão de euros, informou hoje o centro hospitalar.

 As novas instalações “garantem uma maior capacidade de resposta, mais qualidade e segurança para profissionais e utentes”, lê-se num comunicado.

Segundo o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), a obra de ampliação “trouxe melhorias” aos dois setores técnicos mais importantes, nomeadamente a Unidade de Broncologia e Técnicas e a Unidade de Função Respiratória.

O novo espaço está próximo dos gabinetes de consulta externa e de todas as salas de exames complementares.

Foram ainda acrescentados mais gabinetes e equipamentos para as provas de função respiratória, garantindo a retoma de exames suspensos pelo contexto de covid-19, “dadas as exigências específicas de um doente por sala”.

Por outro lado, a nova área inclui uma sala de exames para os doentes de idade pediátrica, o que, segundo a fonte, que vai permitir a retoma da resposta ao serviço de pediatria que esteve suspensa no contexto pandémico.

A sala de exames de broncoscopia é agora mais espaçosa e tem sala anexa para recuperação do doente.

Outra novidade é a sala de desinfeção dos equipamentos específica e contígua à sala de exames, para maior redução de riscos.

O CHTS assinala que “a região do Tâmega e Sousa tem as maiores taxas de tuberculose do país, o que implica o redobrar de esforços na prestação de cuidados no domínio respiratório”.

Refere também que “o esforço e empenho dos profissionais do CHTS permitiu a quase total eliminação de listas de espera para consulta e espera-se que, gradualmente, também se consiga acesso mais facilitado aos meios complementares de diagnóstico necessários”.

Aquele centro hospitalar compreende os hospitais de Penafiel e Amarante, servindo 12 municípios e uma população de cerca de 540 mil habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights