Detetada pela primeira vez lepra em chimpanzés selvagens da Guiné-Bissau e Costa do Marfim

20 de Outubro 2021

Um estudo divulgado na revista Nature revela que pela primeira vez foi detetada lepra em chimpanzés selvagens da Guiné-Bissau e da Costa do Marfim.

Segundo o estudo, os casos foram detetados em duas diferentes populações de chimpanzés da África Ocidental, nomeadamente na Guiné-Bissau e Costa do Marfim.

O estudo, divulgado na revista científica Nature, mostra que as estirpes de lepra são diferentes e “ambas incomuns entre os humanos”.

A equipa que realizou o estudo, liderada pela Universidade de Exeter e pelo Instituto Robert Kock, refere que as descobertas mostram que a lepra poderá estar a circular em “mais animais selvagens” do que se suspeitava e que as origens da infeção não são claras, podendo ter acontecido em resultado da exposição a humanos ou outras fontes ambientais desconhecidas. Os investigadores confirmaram casos da doença entre duas populações de chimpanzés não ligadas na África Ocidental, na Guiné-Bissau e na Costa do Marfim.

Já era conhecida a transferência da lepra por humanos, principal hospedeiro da bactéria que dá origem à doença, para outros mamíferos, nomeadamente tatus e esquilos vermelhos.

“Esta é a primeira confirmação da lepra em animais em África”, disse o principal autor do estudo, Kimberley Hockings, do Centro de Ecologia e Conservação da Universidade de Exeter, citado em comunicado divulgado por aquele estabelecimento de ensino universitário.

Para o cientista, é “incrível que também esteja no nosso parente vivo mais próximo, o chimpanzé”, tendo em conta que é um dos animais mais estudados.

“Notamos pela primeira vez possíveis sintomas de lepra numa população de chimpanzés na Guiné-Bissau. Os sintomas pareciam muito semelhantes aos sofridos pelos humanos com lepra avançada”, salientou o cientista.

Kimberley Hockings explicou que, depois de detetados os casos na Guiné-Bissau, entrou em contacto com o professor Fabian Leendertz, do Instituto Robert Koch, para os “confirmar geneticamente”. Em conjunto com Roman Wittig, do Instituto Max-Panck de Antropologia Evolutiva, identificaram também outros casos na Costa do Marfim, onde realizam trabalho de campo.

Os casos foram confirmados com base numa autópsia a uma fêmea e em amostras fecais de um macho.

O estudo salienta que já tinha sido detetada lepra em chimpanzés em cativeiro.

Segundo Kimberley Hockings, na Guiné-Bissau, é “possível que os chimpanzés tenham de alguma forma adquirido a lepra dos humanos”, porque partilham o espaço, apesar de as pessoas não os matarem ou comerem.

O professor Fabian Leendertz referiu que, na Costa do Marfim, os chimpanzés estão mais distantes dos humanos e que será mais provável que tenham adquirido a infeção de “outra espécie animal ou de uma fonte ambiental”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights