PSD/Madeira indica que 60% dos cabos elétricos no arquipélago são subterrâneos

20 de Outubro 2021

O PSD/Madeira indicou esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, que 60% dos cabos elétricos na região autónoma são subterrâneos, uma média superior à nacional, que regista apenas 20%, e equivalente à de países como a Suécia e a Áustria.

O partido da maioria, que suporta o governo regional em coligação com o CDS-PP, rejeitou, por isso, um projeto de resolução do PS que recomendava a adoção de uma estratégia de redução de cabos elétricos aéreos no arquipélago.

A deputada socialista Sofia Canha alertou para o impacto paisagístico provocado pela “multiplicidade de linhas aéreas”, sublinhando também os eventuais efeitos negativos na saúde das pessoas.

“Na Madeira, os cabos elétricos são predominantemente aéreos”, afirmou, mas o deputado social-democrata Carlos Rodrigues apresentou dados que contrariam esta indicação, referindo que 60% linhas estão enterradas e 40% são aéreas.

“Não desmerecendo o alerta do PS, a recomendação é chover sobre o molhado”, disse.

Carlos Rodrigues citou um estudo recente que concluiu não haver impacto negativo do eletromagnetismo na saúde e, por outro lado, alertou para o custo inerente ao enterramento dos cabos elétricos, que afirma ser 13 a 20 vezes superior.

O projeto de resolução do PS, o maior partido da oposição madeirense, foi rejeitado pela maioria PSD/CDS-PP, contando com o apoio do partido preponente, do JPP e do deputado único do PCP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights