Saúde mental, bioética e pandemia, e 5G na conferência da Plataforma Saúde em Diálogo

23 de Outubro 2021

A conferência, que tem como mote "Direito à Saúde: Uma responsabilidade partilhada. Um compromisso de todos", tem início com uma intervenção do keynote speaker, Jorge Soares, membro do Conselho Nacional para as Ciências da Vida, que abordará os desafios da bioética em tempo de pandemia

A saúde mental, os desafios da bioética em tempo de pandemia e a cobertura 5G, no âmbito da literacia digital e da coesão territorial, são alguns dos temas que estarão em debate na conferência anual da Plataforma Saúde em Diálogo que se realiza no dia 27 de outubro, no Auditório da Associação Nacional das Farmácias (ANF). A abertura do evento será feita pela presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke.

A conferência, que tem como mote “Direito à Saúde: Uma responsabilidade partilhada. Um compromisso de todos”, tem início com uma intervenção do keynote speaker, Jorge Soares, membro do Conselho Nacional para as Ciências da Vida, que abordará os desafios da bioética em tempo de pandemia. O primeiro dos três painéis da conferência intitula-se “Saúde, um compromisso local” e será aberto com o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes.

“Saúde mental: uma prioridade para a próxima década” é o tema do segundo painel, que contará com uma intervenção inicial de António Leuschner, presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental. No terceiro e último painel o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Rogério Carapuça falará sobre a cobertura 5G, literacia digital e acesso à saúde. Todos os painéis terão uma mesa-redonda com a participação de vários especialistas nas matérias a abordar.

“A proteção e a promoção da Saúde do cidadão são um imperativo ético, jurídico e político que ganha cada vez mais premência face aos atuais desafios que o mundo e Portugal enfrentam. Desafios, não só ao nível da Saúde, em sentido estrito, mas também nas suas diversas determinantes. Face ao contexto atual, há que definir estratégias através da participação ativa e comprometida, do cidadão que quer prevenir a doença ou daquele que vive com doença crónica, por vezes com diversas morbilidades. Neste contexto, trazemos à discussão e reflexão temas atuais e relevantes para a sociedade através de um ilustre painel de oradores que, juntos, abordam inovação, soluções e melhorias“, refere Maria do Rosário Zincke.

A sessão de encerramento está a cargo de Ema Paulino, presidente da ANF, e Isabel Saraiva, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Plataforma Saúde em Diálogo.

A conferência será também transmitida online e é aberta a associações de doentes, promotores e profissionais de saúde, entidades do setor, parceiros do setor social e poder local, assim como cidadãos que pretendam conhecer mais sobre os temas em debate.

Consulte o programa aqui.

Inscrições aqui.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

SIM otimista quanto a alargamento do regime de dedicação plena

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje otimista quanto ao possível alargamento do regime de dedicação plena aos médicos do Hospital das Forças Armadas, INEM e hospitais prisionais, depois de uma reunião com a tutela.

MAIS LIDAS

Share This