Standard & Poor’s mantém ‘rating’ de Moçambique no ‘lixo’

23 de Outubro 2021

A agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) decidiu hoje manter o ‘rating’ de Moçambique em CCC+, abaixo da recomendação de investimento ('lixo'), com perspetiva de evolução estável, prevendo uma aceleração na retoma económica em 2022

Na nota que acompanha a decisão de ‘rating ‘CCC+/C’ em moeda estrangeira, de longo e curto prazo, os analistas da S&P afirmam que a perspetiva de evolução estável reflete o equilíbrio entre os riscos associados aos grandes défices externos e orçamentais de Moçambique contra a melhoria do crescimento económico para além deste ano, apoiado por grandes investimentos nos setores extrativos.

O nível de CCC+ é o terceiro mais baixo na escala sobre a qualidade do crédito soberano, sendo considerado ‘lixo’ ou ‘junk’ por estar vários níveis abaixo do patamar da recomendação de investimento.

No entanto, os analistas da S&P asseguram o ‘rating’ ‘B-/B’ de crédito de emissor em moeda local, de longo e curto prazo, para a economia moçambicana.

Num cenário positivo, os analistas adiantam poder ser considerado o aumento da classificação “nos próximos 6-12 meses, se as perspetivas de crescimento económico de Moçambique melhorassem, os riscos políticos diminuíssem como resultado das taxas de vacinação [contra a covid-19] aceleradas e com a retoma sustentável dos projetos de GNL [Gás natural liquefeito]”.

“Apesar de os rácios de crédito – incluindo a dívida em relação ao PIB – e os amplos défices orçamentais continuarem a levantar questões sobre a capacidade de serviço da dívida a longo prazo de Moçambique, esperamos que o país possa cumprir as suas obrigações nos próximos 12 meses”, sustentam os analistas.

Apresentando também o cenário negativo, os analistas dizem que as classificações podem descer, nos próximos 12 meses, se o desempenho económico de Moçambique enfraquecer substancialmente, por exemplo, devido “aos riscos de insurgência persistentes que poderiam afetar de forma adversa grandes projetos de gás”.

“Moçambique enfrenta vários desafios relacionados com a pandemia da covid-19, enquanto os recentes eventos meteorológicos extremos prejudicam as perspetivas de crescimento do país”, lembram.

Todavia, acrescentam, “a atividade económica deve recuperar em 2021, perante desafios ambientais, de segurança e sociais consideráveis, e acelerar de 4% em 2022 para normalizar em 5,5% em 2024”.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights