Clínica APIC vence 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence

25 de Outubro 2021

A Clínica APIC, no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, venceu a 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em parceria com a biofarmacêutica AbbVie.

A Clínica APIC, criada em setembro de 2020 e assegurada por três enfermeiros, quatro assistentes operacionais e um assistente técnico, veio possibilitar uma maior agilidade e eficácia no processo de admissão e preparação dos doentes de cirurgia convencional programada, contribuindo para uma diminuição de custos e promovendo uma maior humanização e satisfação dos doentes.

A primeira menção honrosa foi para o projeto “Cirurgia de ambulatório & hospitalização domiciliária em doentes em idade geriátrica com cancro da mama”, do Centro Hospitalar Universitário de São João. Este projeto representa uma nova e inovadora abordagem ao doente oncológico em idade geriátrica a nível nacional e permitirá desmistificar paradigmas e limites respeitantes à idade cronológica e à cirurgia oncológica em regime de ambulatório.

Foram premiados dois projetos na segunda menção honrosa: “Sistema de Rastreabilidade Têxtil”, do Centro Hospitalar Universitário de São João, trata-se de um sistema que permite quantificar o número de peças utilizadas durante as 24h e de serviços realizados, fornecendo roupa hospitalar de forma atempada, segura, flexível, consistente e adequada às necessidades; “Prevenção de Quedas”, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, assenta numa estratégia voltada para o envelhecimento ativo e saudável, tendo como principal objetivo capacitar as pessoas com episódios de queda e/ou em risco, para a prevenção de quedas e gestão da sua condição, através de estratégias educativas e de exercício físico centrado na melhoria das qualidades físicas, força e equilíbrio.

“Vivemos tempos de dificuldades, mas sabemos que temos competências e capacidades para fazer melhor e fazer com excelência. É isto que pretendemos com esta iniciativa, enaltecer o que já se faz no nosso país e estimular os nossos profissionais a fazer cada vez melhor”, disse Alexandre Lourenço, presidente da APAH.

Para Antonio Della Croce, diretor-geral da AbbVie Portugal, “esta iniciativa simboliza o dinamismo, a capacidade de resiliência da organização em Portugal, principalmente em tempo de pandemia. Este Prémio pretende distinguir instituições que procuram implementar boas práticas e têm uma boa gestão na saúde, regendo-se por valores como a criatividade, resiliência e inovação”. Antonio Della Croce reforçou também “a necessidade de se realizar uma reflexão” sobre a “sustentabilidade do setor da saúde e a necessidade de maiores investimentos nesta área”.

Entre os finalistas estavam outros quatro projetos: “Chegar mais longe”, da ANDAR – Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide; “Portal de Agendamento Online Para Vacinação Contra a Covid-19”, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS); “Programa de Recondicionamento ao Esforço para Doentes Pós-Covid-19”, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e “Just in Time,” do Centro Hospitalar de Setúbal.

A 8ª. edição do Prémio Healthcare Excellence decorreu no Hotel Vila Galé Coimbra, onde foi ainda apresentado o livro comemorativo da iniciativa – “A Excelência da Saúde em Portugal”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights