Eslováquia estende restrições devido a aumento de novos casos de Covid-19

25 de Outubro 2021

A Eslováquia estendeu esta segunda-feira as suas severas restrições para combater a pandemia de Covid-19 a mais regiões do país, devido à intensificação da mais recente vaga de novos casos da doença.

O número de condados afetado pelas medidas duplicou em apenas uma semana, de cinco para dez, a maioria dos quais situados no norte do país, junto ou perto da fronteira com a Polónia e a República Checa. A Eslováquia tem 79 condados.

As medidas incluem o encerramento de hotéis, bares e restaurantes, sendo apenas autorizada a venda ao postigo de refeições para levar. Ginásios, piscinas e spas também foram encerrados.

O número máximo de pessoas autorizado em eventos públicos foi reduzido para 100, com a vacinação completa. É também obrigatório o uso de máscara não só em espaços interiores, como também ao ar livre.

Com uma população de quase 5,5 milhões de habitantes, a Eslováquia é um dos países da União Europeia (UE) mais gravemente atingidos pela pandemia de covid-19. Registou 457.431 casos da doença e 12.917 mortes.

Quase 80% das 1.144 pessoas atualmente hospitalizadas no país foram só parcialmente vacinadas ou não o foram de todo.

A Eslováquia tem uma das taxas de vacinação mais baixas da UE: menos de 2,4 milhões de pessoas têm a vacinação completa.

A Covid-19 causou pelo menos 4.945.746 mortes em todo o mundo, entre mais de 243,56 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, com base em dados oficiais.

Em Portugal, morreram, desde março de 2020, 18.138 pessoas e foram contabilizados 1.085.451 casos de infeção, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights