JPP divulga provas de que há mais de 117 mil atos médicos em lista de espera na Madeira

25 de Outubro 2021

O JPP/Madeira anunciou a publicação esta segunda-feira, na íntegra, da documentação oficial comprovativa da existência de mais de 117.691 atos médicos por realizar na região, informou o líder parlamentar.

“A bem da verdade e em pleno respeito pelos milhares de madeirenses que esperam anos e anos por uma cirurgia, exame ou consulta, informamos que publicaremos hoje, na íntegra, esses documentos”, declarou Élvio Jesus numa iniciativa política.

O deputado recordou que quando o JPP confrontou o presidente do Governo Regional, o social-democrata Miguel Albuquerque, com esta situação, num debate no parlamento madeirense, apresentando “documentos oficiais do Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram), que mostram os mais de 117.691 atos médicos por realizar, Miguel Albuquerque negou os números, considerando-os ‘treta’”.

O parlamentar do JPP acrescentou que a postura do chefe do executivo regional de coligação PSD/CDS sobre esta matéria também coloca em causa a credibilidade do Sistema Regional de Saúde”, visto que os dados são oficiais.

Élvio Sousa sublinhou que este problema “deve constituir uma prioridade do Governo Regional da Madeira”.

“Neste capítulo, a Madeira é a única região do país que não cumpre, há cinco anos, esse direito fundamental do Serviço Regional de Saúde”, apontou.

O deputado do JPP destacou que “tal situação não se deveu à pandemia” e é a “realidade de 2020”, enunciando que existem 19.994 cirurgias em lista de espera, 44.684 consultas e 53.213 mil exames.

E complementou que, dos exames, mais de 30 mil são Tomografias Computorizadas (TAC), ressonâncias e ecografias, entre os quais nove mil para cardiologia e o mesmo número para gastrenterologia.

“Esta é a dura realidade. Este é o verdadeiro drama de milhares e milhares de madeirenses e porto-santenses que aguardam anos por uma esperança, por uma oportunidade”, opinou.

O líder da bancada do JPP na Assembleia da Madeira realçou que o partido compromete-se a “jamais silenciar esta situação que aflige milhares de madeirenses e porto-santenses que descontaram toda a vida”.

Também sustentou que o partido não será “cúmplice da ocultação dos números que atestam a realidade”, nem pretende defraudar a confiança que a população depositou no JPP.

Élvio Sousa defendeu ainda a importância de ser desencadeado “um trabalho sério de combate às listas de espera”.

Por isso, indicou que o JPP já preparou e vai dar entrada ainda hoje de um projeto de resolução com vista a criar uma comissão de acompanhamento das listas de espera, uma medida que está prevista nos estatutos do Sesaram, “mas que, até à data, ainda não foi concretizada”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights