Especialistas debatem desafios da longevidade em Alcoutim

27 de Outubro 2021

O webinar “Longevidade – Desafios de Futuro”, no dia 10 de novembro, pelas 17h, reúne especialistas para debater questões relacionadas com as necessidades atuais decorrentes do aumento da esperança de vida em Portugal.

O evento terá lugar no espaço Guadiana (espaço multiusos de Alcoutim) e será transmitido online, através do Facebook. Nele, procurar-se-á responder às questões que atualmente se colocam à rede de prestadores de cuidados sociais e às famílias.

O comunicado de imprensa apresenta esta iniciativa como “pioneira neste âmbito” e esclarece o seu objetivo: “discutir as respostas existentes e a integração de novas respostas de base tecnológica que permitam mitigar situações como as do isolamento e a prestação de cuidados remotos”.

Para isso, o evento divide-se em dois painéis. O primeiro painel, subordinado ao tema “Contexto e Tendência Evolutiva”, conta com a participação de Adalberto Campos Fernandes, especialista em saúde pública e ex-ministro da Saúde, Inês Guerreiro, ex-coordenadora da unidade de missão da rede de cuidados continuados, Margarida Flores, diretora do centro regional de segurança social do Algarve, e Osvaldo Gonçalves, anfitrião da iniciativa e presidente da Câmara de Alcoutim.

O segundo painel tem como tema a “Inovação Tecnológica” e como convidados Paulo Bernardo, administrador da WIFI4MEDIA, o investigador Valter Bárbio e Luís Lameiras, diretor comercial da LG em Portugal.

O comunicado de imprensa revela ainda que “a escolha de Alcoutim para a realização desta iniciativa não foi casuística, dado este ser o concelho mais envelhecido do país, onde as questões relacionadas com o isolamento dos idosos estão no centro da agenda local”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights