Especialistas debatem desafios da longevidade em Alcoutim

27 de Outubro 2021

O webinar “Longevidade – Desafios de Futuro”, no dia 10 de novembro, pelas 17h, reúne especialistas para debater questões relacionadas com as necessidades atuais decorrentes do aumento da esperança de vida em Portugal.

O evento terá lugar no espaço Guadiana (espaço multiusos de Alcoutim) e será transmitido online, através do Facebook. Nele, procurar-se-á responder às questões que atualmente se colocam à rede de prestadores de cuidados sociais e às famílias.

O comunicado de imprensa apresenta esta iniciativa como “pioneira neste âmbito” e esclarece o seu objetivo: “discutir as respostas existentes e a integração de novas respostas de base tecnológica que permitam mitigar situações como as do isolamento e a prestação de cuidados remotos”.

Para isso, o evento divide-se em dois painéis. O primeiro painel, subordinado ao tema “Contexto e Tendência Evolutiva”, conta com a participação de Adalberto Campos Fernandes, especialista em saúde pública e ex-ministro da Saúde, Inês Guerreiro, ex-coordenadora da unidade de missão da rede de cuidados continuados, Margarida Flores, diretora do centro regional de segurança social do Algarve, e Osvaldo Gonçalves, anfitrião da iniciativa e presidente da Câmara de Alcoutim.

O segundo painel tem como tema a “Inovação Tecnológica” e como convidados Paulo Bernardo, administrador da WIFI4MEDIA, o investigador Valter Bárbio e Luís Lameiras, diretor comercial da LG em Portugal.

O comunicado de imprensa revela ainda que “a escolha de Alcoutim para a realização desta iniciativa não foi casuística, dado este ser o concelho mais envelhecido do país, onde as questões relacionadas com o isolamento dos idosos estão no centro da agenda local”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights