Social-democratas, verdes e liberais projetam gestão de combate à Covid-19 na Alemanha

27 de Outubro 2021

Social-democratas, verdes e liberais, parceiros na futura coligação de governo na Alemanha, apresentaram esta quarta-feira uma nova proposta para a gestão da pandemia de Covid-19, uma vez que a chamada situação epidémica de âmbito nacional expira no final de novembro.

Numa conferência de imprensa, o vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Social Democrata (SPD, na sigla em alemão), Dirk Wiese, defendeu que “já não existe um perigo grave para a saúde pública na Alemanha”, condição para determinar uma situação epidémica de alcance nacional.

A situação epidémica de âmbito nacional permite aos governos e aos Estados federais estabelecerem medidas sem a aprovação dos parlamentos.

Wiese reconheceu que os números de contágio e hospitalizações voltaram a crescer, mas destacou que a situação é diferente da de agosto, quando a situação epidémica durou mais três meses, sobretudo graças ao avanço da campanha de vacinação.

Por este motivo, os três partidos acordaram medidas de transição comuns até 20 de março de 2020 para que os Estados federais possam decretar “medidas eficazes, mas menos invasivas” nos meses de outono e inverno para deixar para trás a pandemia na primavera, indicou Wiese.

De qualquer forma, as três forças políticas alemãs rejeitam na proposta o regresso às restrições, como o encerramento de escolas, recolher obrigatório ou nova paralisação da vida pública, frisou.

A presidente do grupo parlamentar de Os Verdes, Karin Göring-Eckardt, sublinhou que não há justificação para uma nova prorrogação da situação epidémica de âmbito nacional, salientando que, com a proposta, os três partidos garantem aos Estados federais um conjunto de ferramentas para poderem agir de acordo o panorama local.

Goring-Eckardt acrescentou que a proposta apresentada é um “regulamento transitório” que responde à situação pandémica atual, mas não ao que deve ser regulamentado no futuro na lei de proteção contra doenças infecciosas.

Por seu lado, o primeiro secretário-executivo dos liberais, Marco Buschmann, expressou a sua satisfação num contexto que permite abandonar o estado de situação epidémica.

Entretanto, nas últimas 24 horas, as autoridades sanitárias alemãs contabilizaram 23.212 novas infeções de Covid-19, bem como 114 mortes, com um total de casos ativos de cerca de 174.000 e uma taxa de incidência acumulada de sete dias em 118 contaminações por cada 100.000 habitantes.

Até terça-feira, 69,2% da população alemã estava vacinada com pelo menos uma dose, enquanto 66,4% tinham as duas.

Segundo os dados oficiais, a Alemanha acumulou desde o início da pandemia de Covid-19 mais de 4,52 milhões de casos de infeção e mais de 95.360 mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights