Portugal e UNICEF apoiam resposta à pandemia em Timor-Leste

28 de Outubro 2021

A Embaixada de Portugal em Díli e a UNICEF assinaram esta quinta-feira um memorando de entendimento com o Ministério da Saúde timorense para apoiar a resposta à pandemia da Covid-19 em Timor-Leste.

No quadro do acordo, vão ser fornecidos a Timor-Leste quarenta concentradores de oxigénio para o tratamento de casos graves de Covid-19 admitidos nos centros de isolamento.

Serão ainda oferecidos mais de 4.000 equipamentos de proteção individual, 12.000 luvas e desinfetantes “tendo em vista a garantia da segurança dos trabalhadores de saúde que tratam pacientes com covid-19 ou que prestam serviços de saúde essenciais”, refere-se numa nota enviada à Lusa.

“O oxigénio é fundamental para gerirmos os casos graves de covid-19, internados em centros de isolamento”, disse a ministra da Saúde, Odete Belo.

“O fornecimento dos concentradores de oxigénio aos centros de isolamento, para administração de oxigenoterapia aos casos graves e dos equipamentos de proteção individual (EPI), irão manter os profissionais de saúde protegidos contra infeções. Estes investimentos fortalecerão o sistema de saúde a nível nacional e subnacional”, frisou.

O memorando foi assinado por Odete Belo, pelo embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, em representação do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e pelo representante da UNICEF, Bilal Aurang Zeb Durrani.

Coincidindo com a assinatura foi ainda inaugurada uma exposição de fotografias demonstrativas do trabalho conjunto de Portugal e da UNICEF na resposta de Timor-Leste à Covid-19.

“Ainda que a área da Saúde não seja central no portfolio da Cooperação, firmemente ancorada no setor da Educação, desde o início de pandemia que, atentos e próximos do contexto nacional e dos seus desenvolvimentos, Portugal procurou cooperar com as autoridades de Timor-Leste na sua luta contra os efeitos sanitários e socioeconómicos da covid-19”, disse o diplomata português.

A exposição inclui ainda uma componente de apoio do Comité Nacional da UNICEF em Portugal com foco na melhoria do acesso à água, saneamento e higiene em 36 escolas, beneficiando cerca de 7.000 alunos em três municípios.

“Estamos extremamente satisfeitos com a nossa parceria com o Ministério da Saúde e a Embaixada de Portugal para expandir e aumentar a resposta nacional à covid-19. O objetivo da UNICEF é o de apoiar o Governo a fornecer às crianças e suas famílias acesso a cuidados de saúde, educação e proteção, e estas parcerias ajudam-nos a fornecer a assistência necessária”, disse Bilal Durrani.

“Agradecemos ao Governo e ao povo de Portugal pelo seu apoio através da Embaixada e também através da nossa comissão nacional, os quais estão a ajudar a trazer uma mudança real na vida das crianças e das suas famílias em Timor-Leste”, disse.

Portugal tem dado apoio variado a Timor-Leste na resposta à pandemia, incluindo no envio de vacinas para o país.

No que toca à vacinação, 46,9% da população com mais de 18 anos do país já tem a vacinação completa, com 72,1% com a primeira dose da vacina.

O país vai começar agora a vacinar os menores de 18 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights