Portugal e UNICEF apoiam resposta à pandemia em Timor-Leste

28 de Outubro 2021

A Embaixada de Portugal em Díli e a UNICEF assinaram esta quinta-feira um memorando de entendimento com o Ministério da Saúde timorense para apoiar a resposta à pandemia da Covid-19 em Timor-Leste.

No quadro do acordo, vão ser fornecidos a Timor-Leste quarenta concentradores de oxigénio para o tratamento de casos graves de Covid-19 admitidos nos centros de isolamento.

Serão ainda oferecidos mais de 4.000 equipamentos de proteção individual, 12.000 luvas e desinfetantes “tendo em vista a garantia da segurança dos trabalhadores de saúde que tratam pacientes com covid-19 ou que prestam serviços de saúde essenciais”, refere-se numa nota enviada à Lusa.

“O oxigénio é fundamental para gerirmos os casos graves de covid-19, internados em centros de isolamento”, disse a ministra da Saúde, Odete Belo.

“O fornecimento dos concentradores de oxigénio aos centros de isolamento, para administração de oxigenoterapia aos casos graves e dos equipamentos de proteção individual (EPI), irão manter os profissionais de saúde protegidos contra infeções. Estes investimentos fortalecerão o sistema de saúde a nível nacional e subnacional”, frisou.

O memorando foi assinado por Odete Belo, pelo embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, em representação do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e pelo representante da UNICEF, Bilal Aurang Zeb Durrani.

Coincidindo com a assinatura foi ainda inaugurada uma exposição de fotografias demonstrativas do trabalho conjunto de Portugal e da UNICEF na resposta de Timor-Leste à Covid-19.

“Ainda que a área da Saúde não seja central no portfolio da Cooperação, firmemente ancorada no setor da Educação, desde o início de pandemia que, atentos e próximos do contexto nacional e dos seus desenvolvimentos, Portugal procurou cooperar com as autoridades de Timor-Leste na sua luta contra os efeitos sanitários e socioeconómicos da covid-19”, disse o diplomata português.

A exposição inclui ainda uma componente de apoio do Comité Nacional da UNICEF em Portugal com foco na melhoria do acesso à água, saneamento e higiene em 36 escolas, beneficiando cerca de 7.000 alunos em três municípios.

“Estamos extremamente satisfeitos com a nossa parceria com o Ministério da Saúde e a Embaixada de Portugal para expandir e aumentar a resposta nacional à covid-19. O objetivo da UNICEF é o de apoiar o Governo a fornecer às crianças e suas famílias acesso a cuidados de saúde, educação e proteção, e estas parcerias ajudam-nos a fornecer a assistência necessária”, disse Bilal Durrani.

“Agradecemos ao Governo e ao povo de Portugal pelo seu apoio através da Embaixada e também através da nossa comissão nacional, os quais estão a ajudar a trazer uma mudança real na vida das crianças e das suas famílias em Timor-Leste”, disse.

Portugal tem dado apoio variado a Timor-Leste na resposta à pandemia, incluindo no envio de vacinas para o país.

No que toca à vacinação, 46,9% da população com mais de 18 anos do país já tem a vacinação completa, com 72,1% com a primeira dose da vacina.

O país vai começar agora a vacinar os menores de 18 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Egas Moniz anuncia novos cursos na área da saúde e ambiente

A crescente procura por profissionais na área da saúde e do ambiente, impulsionada pelas preocupações ambientais e também pelas questões de saúde pública, leva a que as ofertas das instituições de ensino superior sejam cada vez mais abrangentes e diferenciadas. A Egas Moniz School of Health and Science lançou novos cursos que respondem às diferentes necessidades destes setores.

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights