São Tomé e Príncipe poderá ter o primeiro centro de hemodiálise em seis meses

28 de Outubro 2021

A empresa portuguesa STP GE Internacional assinou esta quarta-feira um protocolo com o Governo são-tomense que permitirá a construção de um centro de hemodiálise no país em seis meses num projeto avaliado em cerca de um milhão de euros.

No âmbito do protocolo o Estado são-tomense comprometeu-se em conceder “um espaço físico no hospital Dr. Ayres de Menezes ou noutro local, na cidade de São Tomé” para a instalação do Centro de Hemodiálise.

O representante da STP GE Internacional, Luicelio Monteiro disse à Lusa que “assim que for feita a entrega do espaço por parte do Estado” a empresa prevê “dar início ao projeto” devendo estar concluído “dentro de cinco a seis meses”.

Em declaração à Lusa, via telefone, Luicelio Monteiro, esclareceu que “o investimento inicial será de 750 mil euros que inclui a aquisição das máquinas e instalação dos primeiros equipamentos”, devendo atingir um “investimento total de cerca de um milhão de euros”.

“A nossa organização vai assegurar o investimento e o Estado vai comparticipar nos custos de tratamento das pessoas que não têm capacidades financeiras”, adiantou o representante da empresa STP GE Internacional, assegurando que “o projeto já foi submetido ao Ministério da Saúde antes mesmo da assinatura do protocolo” que terá a duração inicial de quinze anos.

No âmbito do protocolo a STP GE Internacional obriga-se em “proceder a formação de recursos humanos nacionais, de forma a permitir a apropriação por parte dos mesmos, dos conhecimentos técnicos necessários para a instalação, execução e gestão dos serviços a serem instalados e desenvolvidos no Centro de Hemodiálise.”

Luicelio Monteiro adiantou que “antes mesmo da assinatura deste protocolo a STP GE Internacional, vem desenvolvendo as suas atividades no país, nomeadamente, na realização de campanhas de sensibilização e rastreio da diabetes […] sendo que até ao momento foram distribuídas cerca de três mil máquinas e respetivos kits”, prevendo-se ainda a distribuição de mais 25 mil máquinas e kits a população.

O ministro da Saúde, Edgar Neves considerou que o trabalho que a empresa STP GE Internacional desenvolve no país “já se tem tornado mais do que visível” destacando que “ainda há metas ainda mais ambiciosa” que permitirá a instalação de centro de hemodiálise “que se faz sentir já muitos anos”.

Estima-se que pelo menos 130 cidadãos são-tomenses encontram-se em tratamento de hemodiálise em Portugal, muitos deles em situações de dependência financeira e ajuda do Estado através da Embaixada são-tomense em Portugal.

A STP GE Internacional que pretende garantir os serviços para o tratamento da hemodiálise em São Tomé e Príncipe é uma empresa criada há seis anos e atua em Portugal, Moçambique, Namíbia, Guiné Equatorial, Angola e São Tomé e Príncipe no fornecimento de móveis e equipamentos hospitalares, consumíveis de laboratório e medicamentos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights