Época de touradas à corda nos Açores prolongada até 15 de novembro

29 de Outubro 2021

A época de touradas à corda nos Açores vai prolongar-se, este ano, excecionalmente, até 15 de novembro, devido à pandemia de Covid-19, segundo um decreto legislativo regional, publicado esta sexta-feira em Diário da República.

“Em resultado do longo período de interrupção da realização de touradas, tornou-se impossível acomodar no curto período remanescente todos os pedidos existentes, pelo que interessa, a título excecional e apenas para as épocas de 2021 e 2022, alterar os limites temporais que para elas se encontram fixados”, lê-se no diploma.

O decreto legislativo regional que estabelece o regime jurídico de atividades sujeitas a licenciamento das câmaras municipais na Região Autónoma dos Açores só permitia a realização de touradas à corda entre 01 de maio e 15 de outubro.

O PS apresentou este mês, na Assembleia Legislativa da Região, uma proposta de decreto legislativo que cria um “regime excecional do período de realização de touradas à corda em 2021 e 2022”, aprovada por maioria, com os votos a favor de PS, PSD, CDS-PP, PPM, CH e IL e os votos contra de BE e PAN e do deputado independente.

O diploma, que entra em vigor no sábado, permite “prolongar o período de realização de touradas à corda em 2021 até 15 de novembro” e “antecipar o início das touradas à corda em 2022 para a segunda-feira após a Páscoa” (18 de abril).

Na ilha Terceira, onde as touradas à corda têm maior expressão, são organizadas habitualmente mais de duas centenas de manifestações taurinas por ano.

Ao contrário das touradas de praça, estes eventos taurinos realizam-se nas ruas, em percursos limitados por riscos e encerrados ao trânsito.

Os touros são amarrados por uma corda, segurada por pastores, e a população assiste, de forma gratuita, na rua ou em janelas e varandas.

Sem controlo de participantes possível, as touradas à corda estiveram suspensas durante praticamente dois anos devido à pandemia de Covid-19.

A Autoridade de Saúde Regional levantou as restrições que impediam a realização de touradas à corda a três dias do fim da época, o que ainda permitiu a organização de três eventos no dia 15 de outubro.

Em várias freguesias da ilha Terceira estão já previstas touradas à corda em 2021.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights