GAM Porto da Portugal AVC pela primeira vez no CONSANAS

29 de Outubro 2021

O GAM Porto (Grupo de Ajuda Mútua de Sobreviventes de AVC), da Portugal AVC, encontra-se esta sexta-feira, pelas 17h, no CONSANAS, um centro especializado em reabilitação intensiva sediado no Hospital da Prelada.

O GAM Porto é uma iniciativa gratuita, sem compromissos e aberta a todos os que quiserem participar. Hoje, Dia Mundial do AVC, o grupo realiza, no CONSANAS, a primeira das reuniões a decorrer na última sexta-feira de cada mês.

Esta primeira reunião, que contará com a participação de sobreviventes de AVC e do presidente da Portugal AVC, António Conceição, será dinamizada por dois elementos da equipa clínica do CONSANAS HP: a enfermeira chefe Cristina Carvalho e a neuropsicóloga Janina Fontoura.

“Os GAMs de sobreviventes de AVC” (podem também existir de familiares/cuidadores) “contribuem para a plena integração social dos sobreviventes de AVC, tentando, igualmente, ser um espaço de diálogo aberto entre iguais, que pode ajudar a suavizar os problemas, e mesmo proporcionar mudanças pessoais e/ou sociais aos participantes”, de acordo com o comunicado enviado às redações.

Maria Ribeiro, sobrevivente de AVC que realizou a sua reabilitação no CONSANAS HP e esteve três meses internada, recorda que, além da sua fé e força de vontade, contribuiu para a sua recuperação o carinho, apoio, motivação e esforço de toda a equipa. “Com o tempo fui recuperando e regressei à minha vida normal. Desejo a todos aqueles que sofram do mesmo que nunca percam a esperança e tenham muita força e acredito que o GAM possa ser uma mais valia nesse sentido.”

Fátima Mendonça e o seu marido recorreram aos GAMs com regularidade; uma experiência que foi benéfica para os dois, cuidadora e sobrevivente, por “vários motivos”. O grupo foi importante, sobretudo, para quebrar “o isolamento social, tão comum em pessoas que se sentem diminuídas nas suas capacidades, e nos seus familiares e/ou cuidadores”. “Não cometa o erro de se isolar, venha assistir a um GAM, mas não desista à primeira”, aconselha a cuidadora.

Os GAMs realizam-se em vários pontos do país e a sua regularidade é muito importante para os sobreviventes de AVC. O sobrevivente António Conceição apercebeu-se de que “são sempre muito mais as qualidades que conservamos, ainda que algumas, em consequência do AVC, eventualmente, tenham que ser diferentes”.

Segundo o presidente da Portugal AVC, “os GAMs são espaços de partilha, de informação e formação pela positiva e também de convívio”, onde o sobrevivente sente que “não está sozinho” e encontra “um grupo que o percebe e acolhe”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights