Brasil soma 394 óbitos e 11.965 infeções em 24 horas

30 de Outubro 2021

O Brasil contabilizou 394 mortes e 11.965 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, números que excluem o Estado do Ceará, que não conseguiu reportar os dados da pandemia devido a problemas técnicos, segundo dados oficiais.

No total, o país sul-americano, com 213 milhões de habitantes, concentra 607.462 mortes e 21.793.401 infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, registada oficialmente no Brasil há cerca de 20 meses.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, a taxa de incidência da doença é agora 289 mortes e 10.371 casos por 100 mil habitantes.

Num momento em que a pandemia continua em queda do Brasil desde junho último, as médias diárias de óbitos e de infeções ficaram hoje em 332 e 11.651, respetivamente.

Segundo a tutela da Saúde, mais de 154,7 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das vacinas contra a doença e 119,5 milhões completaram o esquema vacinal.

A nação sul-americana registou ainda a recuperação de cerca de 20,9 milhões de casos positivos da doença, enquanto 199.038 pacientes infetados permanecem sob acompanhamento médico.

Em números absolutos, o Brasil continua a ser o segundo país com mais mortes em todo o mundo, superado pelos Estados Unidos (EUA), e o terceiro com mais infeções, depois dos EUA e da Índia.

O novo boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), hoje divulgado, alerta que, apesar da melhoria no cenário geral da pandemia no país lusófono, “ainda não se pode falar em bloqueio completo da circulação do vírus e, portanto, da transmissão da doença”.

Nesse sentido, a Fiocruz, centro de investigação médica de referência na América Latina e vinculado ao executivo brasileiro, defendeu a adoção de medidas que garantam uma melhor qualidade do ar nos ambientes fechados e orientou que empregadores e trabalhadores avancem conjuntamente em campanhas que estimulem a adoção do certificado de vacinação nos diversos ambientes de trabalho.

“É especialmente importante que se complete o esquema vacinal com duas doses ou dose única, dependendo do imunizante, incluindo a dose de reforço quando houver indicação, para que possamos alcançar um patamar de maior segurança, com pelo menos 80% da população protegida”, indicaram os cientistas.

A Fundações mostrou-se ainda preocupada com as festas de final de ano que se aproximam e que costumam gerar aglomerações por todo o país.

“Com as festas de fim de ano, a expectativa é que essa circulação tenderá a crescer ainda mais nos meses de novembro e dezembro. Diante desse contexto, o uso das máscaras como medida de proteção individual, combinado com a higienização das mãos, ainda é extremamente importante”, reforça o boletim.

A covid-19 provocou pelo menos 4.979.103 mortes em todo o mundo, entre mais de 245,47 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights