Presidente do Governo dos Açores incentiva “regresso à normalidade”

30 de Outubro 2021

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que o executivo (PSD, CDS-PP, PPM) está a “mudar o rumo” de algumas políticas para incentivar um “regresso à normalidade” após a pandemia da covid-19.

O líder regional falava hoje aos jornalistas após ter recebido no Palácio de Sant’Ana, sede da Presidência, em Ponta Delgada, a equipa que desempenhou funções, desde o início da pandemia, na linha telefónica de esclarecimento não médico no âmbito da covid-19.

“O fecho desta linha de esclarecimento é também o sintoma que queremos deixar presente: é de que estamos a mudar o rumo para um regresso à normalidade. E também perceber que o convívio com o vírus obrigará a prudência pessoal”, afirmou.

Bolieiro reforçou que a sociedade vai ter de “conviver” com a doença com uma “certa normalidade”, sem, contudo, “abdicar da prudência”.

“Quer o índice de letalidade, quer o número de contágios, quer sobretudo a capacidade instalada no Serviço Regional de Saúde para tratamento no caso de haver internamentos felizmente tem estado assegurada”, afirmou.

Na ocasião, Sónia Massa, psicóloga, que fez parte da equipa de atendimento, salientou que aquela linha telefónica serviu não só para prestar informações úteis como para apoiar “pessoas em situações críticas”.

“Eu não tenho qualquer receio em afirmar que os colegas psicólogos clínicos que estiveram na linha fizeram a diferença em algumas situações em preservar a vida de alguém”, afirmou.

A linha de assistência não médica no âmbito da covid-19 funcionou entre 14 de março até hoje.

Durante esse período, os colaboradores deram resposta a 81239 emails e chamadas.

Hoje, estão internados três doentes com covid-19 na região, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, sendo que nenhum se encontra em Unidade de Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas foram registadas 15 recuperações.

O arquipélago regista presentemente 186 casos positivos ativos, sendo 167 em São Miguel, 10 no Faial, oito na Terceira e um no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 9.439 casos positivos de covid-19, dos quais 9.023 recuperaram da doença. Quarenta e cinco pessoas morreram, 95 saíram do arquipélago e 90 apresentaram prova de cura de anterior infeção.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 25 de outubro, foram vacinadas nos Açores 174.268 pessoas com a primeira dose (73,6%) e 194.605 com a vacinação completa (82,2%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação, indicou hoje a Autoridade de Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população. É a primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights