COP26: África do Sul recebe 8,5 mil milhões até 2026 para reduzir uso de carvão

2 de Novembro 2021

Os Estados Unidos da América e vários países europeus estão a preparar um apoio de 8,5 mil milhões de dólares à África do Sul para ajudar o país a gerir a transição energética, afastando o carvão.

Segundo autoridades alemãs, citadas pela Associated Press, a economia mais industrializada de África vai receber o equivalente a 7,4 mil milhões de euros em empréstimos e doações nos próximos cinco anos para gerir a transição energética, afastando o país da utilização de carvão, uma importante fonte de emissão de gases com efeito de estufa.

O acordo “tem o potencial para ser replicado noutras regiões”, disse o ministro do Ambiente alemão, Svenja Schulze.

Uma das principais prioridades da iniciativa será ajudar a criar novos empregos para dezenas de milhares de pessoas na indústria mineira do carvão.

Mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos reúnem-se até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia, na 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.

Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia de Covid-19, segundo a ONU, que estima que, ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7 ºC.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights