Conferências Abertas de Optometria mostram realidade de países lusófonos

3 de Novembro 2021

A 17.ª edição das Conferências Abertas de Optometria realiza-se em formato online nos dias 6 e 7 de novembro. Este ano, o evento distingue-se pela participação das associações profissionais representantes de optometristas portugueses, angolanos, brasileiros, moçambicanos e timorenses.

Esta edição conta com a participação de oradores de reconhecimento internacional que vão, durante dois dias, partilhar conhecimentos e refletir sobre o presente e o futuro da optometria em matérias distintas como políticas de saúde, inovações e progressos no campo da optometria.

A presidente da Associação Moçambicana de Optometria, Isaura Brito dos Santos, a presidente da Associação de Optometristas Angolanos, Mawete Campos, o representante dos optometristas de Timor-Leste, Nuno Costa, e o presidente de honra do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, Ricardo Bretas, encabeçam o leque de convidados.

O presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, Raúl de Sousa, participará no evento trazendo uma leitura sobre “Optometria e Cuidados para a Saúde da Visão em Portugal”.

Por seu lado, Miguel Ricou, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigador do CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde), conduzirá uma intervenção dedicada à ética e identidade profissional.

Já Luís Lapão, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa, protagonizará uma intervenção sobre “Futuro da Saúde da Visão em Portugal: Estudo de Cenários para Planeamento de Recursos Humanos e o Papel da Optometria”.

A representante da Associação Moçambicana de Optometria, Isaura Brito dos Santos, irá abordar a realidade da optometria e cuidados para a saúde da visão em Moçambique, enquanto o optometrista Nuno Costa falará sobre Timor-Leste e Mawete Campos, da Associação de Optometristas Angolanos, sobre Angola.

A Comissão Organizadora é composta por Raúl Alberto de Sousa, Micaela Reis, Susana Aragonez, Helena Andrade, Daiana Fazendeiro, Marlene Lourenço e Lassalete Afonso.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights