Consultas gratuitas ajudam pessoas com diabetes tipo II a gerir a doença

3 de Novembro 2021

De 8 a 11 e de 15 a 19 de novembro, as Farmácias Holon vão oferecer consultas às pessoas que vivem com diabetes tipo II.

No final destas consultas gratuitas, realizadas pelos profissionais da equipa de Intervenção Farmacêutica, o utente tem a oportunidade de atualizar o seu dispositivo da glicemia, trocando-o por um equipamento novo (Accu-Chek Instant).

“É fundamental não esquecer que existem outras doenças além da Covid-19. Por isso, queremos assinalar o Dia Mundial da Diabetes para alertar para a importância de uma adequada monitorização da Diabetes tipo II e para a necessidade de um acompanhamento próximo e profissional junto das pessoas que vivem com esta doença. O nosso serviço “Diabetes Check” foi criado exatamente com esta finalidade. Conscientes do quão desafiante pode ser para muitas pessoas saber como controlar e interpretar os resultados de glicemia, queremos ajudá-las”, explica Joana Brito, farmacêutica e responsável pela implementação do projeto.

O farmacêutico Holon faz uma avaliação dos parâmetros de saúde e, após analise dos resultados, são definidas metas e estratégias para alcançar objetivos, sempre em conjunto com a pessoa que vive com diabetes, através de aconselhamento e acompanhamento personalizados durante um ano.

“Se não for devidamente diagnosticada e tratada, a Diabetes mellitus pode provocar idas frequentes às urgências hospitalares e levar ao internamento. Sem o controlo adequado, a evolução negativa da doença pode causar complicações difíceis de tratar ou até mesmo irreversíveis”, salienta ainda Joana Brito.

As consultas da diabetes gratuitas realizam-se das 9h às 18h, em 26 Farmácias Holon, em todo o país, nomeadamente em Aveiro, Lisboa, Santarém, Faro, Portalegre, Porto, Covilhã e Setúbal.

O acompanhamento dos doentes é realizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde – farmacêuticos, nutricionistas e enfermeiros – e representa um apoio fundamental na gestão diária da diabetes.

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se este mês, no dia 14.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights