Especialistas norte-americanos recomendam vacina da Pfizer para crianças dos 5 aos 11 anos

3 de Novembro 2021

Um painel de especialistas do CDC recomendou na terça-feira a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças entre os cinco e os 11 anos de idade, alargando o universo de potenciais vacinados nos Estados Unidos em mais 28 milhões.

A agência do medicamento norte-americana (FDA) autorizou na passada sexta-feira a vacinação de crianças naquela faixa etária, recomendando que seja ministrada um terço da quantidade dada a adolescentes e adultos.

Mas o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) é quem recomenda formalmente quem deve receber as vacinas aprovadas pela FDA, tendo os seus conselheiros decidido por unanimidade que a vacina da Pfizer pode ser aplicada aos 28 milhões de crianças norte-americanas com idades entre os cinco e os 11 anos.

A emissão do parecer do painel de especialistas do CDC, e a publicação das suas recomendações, constitui a última etapa do processo para que a vacinação possa avançar.

“Hoje [ontem] é um dia monumental no curso desta pandemia”, referiu o diretor do CDC, Rochelle Walensky, no início da reunião do painel e a quem cabe assinar o parecer e recomendações emitidos para que as crianças com menos de 12 anos possam passar a ser vacinadas contra a Covid-19.

Na ocasião o diretor do CDC referiu também que, ainda que o risco de doença grave ou morte seja mais baixo nas crianças do que nos adultos, ele existe, a par do impacto que a Covid-19 tem tido na saúde mental e na educação dos jovens.

“Há crianças no segundo ano que nunca tiveram um ano escolar normal”, referiu, citado pela Associated Press, sustentando que a vacinação pediátrica “tem o poder de ajudar a mudar isso”.

Os Estados Unidos registaram até agora mais de 8.300 hospitalizações de crianças entre os cinco e os 11 anos de idade, com cerca de um terço a necessitar de cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. O CDC registou pelo menos 94 mortes nesta faixa etária.

As vacinas das crianças entre os cinco e os 11 anos conterão um terço da dose inoculada nos adultos, sendo aplicadas em duas injeções com três semanas de intervalo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights