Idanha-a-Nova já apoiou 85 cirurgias gratuitas às cataratas desde 2017

3 de Novembro 2021

Oitenta e cinco idosos do concelho de Idanha-a-Nova já foram operados às cataratas no âmbito do programa de acesso gratuito a cirurgias estabelecido entre o município e a Fundação Álvaro Carvalho (FAC).

Em comunicado enviado esta quarta-feira à agência Lusa, o município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, referiu que as últimas três cirurgias gratuitas foram realizadas, na quarta-feira, na Clínica Oftalmológica da Beira Interior.

“Tratou-se do oitavo grupo de munícipes a ser contemplado com este apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em parceria com Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e a Fundação Álvaro Carvalho”, lê-se na nota.

Adiantou ainda que, no total, já foram operadas cerca de 85 pessoas em intervenções sem quaisquer custos para as mesmas, sendo que a Câmara de Idanha-a-Nova comparticipa 50% dos encargos e os restantes 50% são financiados pela FAC.

“O programa de acesso gratuito a cirurgias às cataratas vai continuar de forma a chegar a mais pessoas com essa necessidade identificada. O objetivo é aumentar a qualidade de vida dos munícipes, em particular dos mais idosos, que melhoram a visão e podem, assim, ter uma vida mais autónoma, mais ativa e mais feliz”, sustentou a autarquia.

Os critérios de seleção de utentes para a cirurgia contam com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a FAC e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica das pessoas, tendo também em consideração os casos de justificado apoio social.

O programa de tratamento inclui cirurgia às cataratas e consultas pré e pós-operatórias de uma forma gratuita, situação só possível graças ao protocolo estabelecido em 2017 entre o município de Idanha-a-Nova e a FAC.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights