PS/Açores diz que Plano de 2022 desinveste “cruelmente” na Saúde

3 de Novembro 2021

O deputado socialista açoriano Tiago Lopes considerou esta quarta-feira que com o Plano e Orçamento de 2022 do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, se vai “desinvestir cruelmente” no Serviço Regional de Saúde.

A proposta de Plano Regional Anual 2022 foi na terça-feira entregue na Assembleia Legislativa Regional, juntamente com a proposta de Orçamento, de 1,9 mil milhões de euros. Os documentos serão discutidos este mês no parlamento regional.

Numa nota de imprensa do PS/Açores, o deputado considera que, “numa primeira apreciação, os documentos apresentados descuram o investimento na atividade assistencial necessária para salvaguardar a saúde da população açoriana”.

Como exemplo, é referido que, por comparação à anteproposta de Orçamento apresentada e discutida com os parceiros sociais, o Governo Regional vai “reduzir em cerca de 75 milhões de euros a verba destinada ao Serviço Regional de Saúde”.

“É uma redução inexplicável entre a anteproposta e a proposta agora entregue na assembleia. Falamos de 75 milhões de euros a menos, no espaço de dias, e de cerca de 55 milhões de euros a menos comparativamente com o orçamentado para este ano”, sustenta o deputado, que foi diretor regional da Saúde no anterior governo socialista.

Para o parlamentar, a mudança “evidencia um desinvestimento grave no Serviço Regional de Saúde, quando ainda existe um período de pandemia, fazendo recear relativamente à capacidade de resposta e à devida e necessária retoma da atividade assistencial no Serviço Regional de Saúde para fazer face aos desafios que se colocam e colocarão ao setor”.

O deputado da oposição afirma que “esta preocupação é ainda acentuada pelo facto de no relatório de execução orçamental de setembro as transferências para o Serviço Regional de Saúde se encontrarem inexplicavelmente baixas”.

Segundo Tiago Lopes, a manter-se o ritmo de execução orçamental, “serão cerca de 50 milhões de euros que ficarão por executar dos 418 milhões de euros aprovados no orçamento para este ano”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights