Governo norte-americano ordena a empresas privadas que vacinem trabalhadores

4 de Novembro 2021

A administração dos Estados Unidos anunciou esta quinta-feira que as empresas privadas com mais de 100 postos de trabalho devem garantir que a partir do próximo dia 04 de janeiro os funcionários estão vacinados contra o novo coronavírus. 

Caso recusem a vacina, os trabalhadores destas empresas devem submeter-se a testes médicos semanais e ao uso permanente de máscara de proteção sanitária.

Trata-se da medida de saúde de âmbito laboral mais significativa aplicada nos Estados Unidos desde o início da pandemia de Covid-19, abrangendo um grupo de 84 milhões de trabalhadores do setor privado, de acordo com os cálculos da Casa Branca.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já se tinha referido a esta medida em setembro, mas só hoje a Direção de Segurança e Saúde do Departamento de Trabalho emitiu as diretivas sobre a implementação da norma contra a propagação do SARS-CoV-2 nas empresas privadas do país.

Além de garantir a vacinação junto dos trabalhadores ou o acompanhamento da situação sanitária através de testes médicos, a partir de 04 de janeiro de 2022, as empresas do setor privado devem permitir que os funcionários sejam inoculados em horário laboral.

Em declarações aos jornalistas, os funcionários da Casa Branca responsáveis pelo processo disseram que, a partir da data que foi fixada, as inspeções laborais vão incluir o controle de vacinas sendo que a violação à regra pode corresponder a uma multa de 13.653 dólares (cerca de 11.805 euros).

Com a nova medida, a Casa Branca diz que espera prevenir “milhares” de mortes por Covid-19 e cerca de 250 mil hospitalizações nos Estados Unidos.

A segunda medida que também vai entrar em vigor no próximo dia 04 de janeiro obriga a que todos os trabalhadores dos sistemas públicos norte-americanos Medicare e Medicaid estejam vacinados.

O número de trabalhadores envolvidos nos sistemas de saúde públicos dos Estados Unidos ascende a 17 milhões de pessoas.

As duas medidas anunciadas hoje pela Administração de Joe Biden complementam as ordens de vacinação junto dos funcionários contratados pelo Governo Federal que constitui uma grande parte da força de trabalho norte-americana.

Cerca de 70% da população adulta dos Estados Unidos encontra-se vacinada com as duas doses do composto contra o novo coronavírus, um valor que aumentou desde que a Administração começou a pressionar as empresas para a inoculação dos trabalhadores.

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado pela pandemia, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 750.431 mortes e 46.253.681 casos, segundo os dados da universidade norte-americana Johns Hopkins.

 A Covid-19 provocou pelo menos 5.020.845 mortes em todo o mundo, entre mais de 248 mil milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights